Guarda Municipal de Natal vai receber pistolas Taser em março...

Quinta-feira, 24/02/2011 às 20h45

Trata-se de uma arma não letal que utiliza descargas de eletricidade para controlar, imobilizar e incapacitar suspeitos e criminosos.

Por Redação, com informações da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) recebeu na última sexta-feira (18) e-mail da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), assinando pela coordenadora Geral de Ações de Prevenção de Segurança Pública da Senasp, Cristina Gross Villanova, informando sobre o processo de doação de pistolas Taser para a Guarda Municipal de Natal (GMN) e assegurando a entrega das armas até o final do mês de março.

O equipamento inicialmente estava programado para chegar em janeiro, porém, a coordenadora explica que o atraso se deu devido a um problema de emissão de carta de crédito de responsabilidade do Banco do Brasil.
As pistolas de ondas T são produzidas nos Estados Unidos, sendo o armamento, munições e equipamentos somente enviados com a devida posse da carta de crédito no setor financeiro da empresa.

De acordo com informações do documento enviado por Cristina Villanova, a compra a empresa americana realizada pelo Ministério da Justiça já saiu da Flórida em direção ao aeroporto de Miami, devendo chegar ao Brasil na sexta-feira (25). “Acredito que no mês de março estaremos efetivamente realizando as entregas das pistolas de disparo elétrico para os municípios”, confirma.

A previsão é que a GMN receba 50 unidades das pistolas Taser, que vão proporcionar maior qualidade e segurança aos serviços prestados pela a instituição a sociedade natalense.

O que é

Uma pistola Taser é uma arma não letal que utiliza descargas de eletricidade para controlar, imobilizar e incapacitar suspeitos e criminosos. Ela interrompe a comunicação do cérebro com o corpo. O resultado é a paralisação imediata, seguida de queda, caso o agressor esteja de pé.

O objetivo do Taser é criar tempo suficiente para que o agente de segurança pública possa algemar o infrator, levá-lo preso ou solicitar apoio, caso necessite. O tempo de paralisação fica a critério do operador, pois, depende da decisão deste em manter o gatilho pressionado.

Fonte:
http://www.nominuto.com/noticias/policia/guarda-municipal-de-natal-vai-receber-pistolas-taser-em-marco/69460/
Postagem Anterior Próxima Postagem