Estudante é assassinado dentro do estacionamento da USP...

O estudante de 4º ano de Ciências Atuariais Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, foi assassinado na noite de quarta-feira, 18, no estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária. Ele foi baleado na cabeça por volta das 21h40, depois de assistir a uma aula de Contabilidade no campus do Butantã, na zona oeste de São Paulo.

Uma testemunha, que é amiga da vítima, teria ligado para a mãe da noiva de Paiva para contar que o estudante teria ido ao caixa eletrônico para tirar dinheiro. Mas, não se sabe se ele foi tirar antes ou depois da abordagem dos bandidos. A testemunha teria então visto Paiva correndo dos bandidos até seu carro, que era blindado, para tentar fugir do assalto.

O estudante ainda teria entrado em luta corporal com o suposto assaltante, com a porta do carro já aberta. Foi quando o assassino sacou a arma. Felipe ainda tentou entrar no veículo blindado para se proteger, mas não deu tempo. Após balear o jovem, o bandido fugiu.

Segundo a polícia, um guarda universitário ouviu um disparo e correu para o estacionamento da faculdade. Lá, encontrou Paiva já morto. Um dos pés do rapaz estava dentro do carro e o resto do corpo, do lado de fora. Ao lado, havia uma chave quebrada, um celular e um par de óculos. A mochila do estudante estava no banco de trás do veículo e aparentemente nada foi roubado.

A maçaneta do carro do universitário foi quebrada, o que, segundo um PM, pode ter ocorrido durante a luta corporal. Aparentemente não havia câmeras focalizando o local do crime. Ao lado do corpo a polícia encontrou uma cápsula calibre 380.

O pai contou que Paiva morava com a família em Pirituba, na zona norte, e trabalhava em uma empresa de gestão de fundos e investimentos na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Obstinado, sonhava em crescer na vida para poder depois realizar o grande sonho: ser piloto de avião. "Era o grande sonho dele. Ele trabalhava muito, era workaholic, queria realizar isso em pouco tempo", disse uma amiga. Segundo ela, o Passat tinha sido comprado pelo rapaz havia poucos meses. "Não tô acreditando que isso aconteceu", disse Rebeca Nogueira, de 23 anos, amiga de Felipe.

A notícia da morte do estudante começou a circular nas redes sociais, especialmente no Twitter, por volta das 22h. Meia hora depois, alunos começaram a criticar a segurança na USP. "Cara, eu sempre brincava com esse negócio de: toma cuidado no estacionamento da FEA, pra não ser sequestrado", disse um aluno. "Precisa acontecer isso para fazerem algo", afirmou outro.

O pai da vítima, Ocimar Paiva, contou à reportagem do estadão.com.br que o filho resolveu blindar o carro, após sofrer dois assaltos dentro de ônibus. Cuidadoso, ele sempre pedia que Felipe tomasse cuidado, em razão de notícias de assaltos a carros na região da faculdade. Para tranquilizá-lo, jovem dizia que o carro era blindado, ao que Ocimar respondia: "mas, você não".

Já a mãe, Zélia Ramos, inconformada e aos prantos, lamentou: "Não acredito que amanhã vou ter que enterrar meu filho". Felipe deixa uma irmã e estava noivo. Iria se casar quando terminasse a faculdade.

O 93º DP, que atende a Cidade Universitária, registrou quatro casos de homicídios e três tentativas neste ano - em toda a região, que inclui o Jaguaré. Por outro lado, houve o registro de 285 roubos, 634 furtos e 120 roubos de veículos. Uma das hipóteses da polícia para o caso de Paiva é a saidinha de banco, em que as bandidos esperam a vitima sair após um saque no banco ou caixa eletrônico. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) não divulgou os números relativos ao primeiro quadrimestre de 2010.

A notícia da morte do estudante começou a circular nas redes sociais, especialmente no Twitter, por volta das 22h. Meia hora depois, alunos começaram a criticar a segurança na USP. "Cara, eu sempre brincava com esse negócio de: toma cuidado no estacionamento da FEA, pra não ser sequestrado", disse um aluno. "Precisa acontecer isso para fazerem algo", afirmou outro.


Fonte: Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem