Fifa oficializa: Natal e São Paulo estão fora da Copa das Confederações...

Fifa oficializa: Natal e São Paulo estão fora da Copa das Confederações

Segundo a Fifa, somente sedes com estádios que ficarão prontos até o início de 2013 estão na briga; Rio de Janeiro vai ficar com o Centro de Transmissão.

Por Redação, Site da Fifa/Portal da Copa 2014
A Fifa publicou nota oficial nesta sexta-feira (27) com novidades sobre a Copa de 2014. Além de confirmar o centro de imprensa no Rio, vencendo disputa com São Paulo e Brasília, a entidade excluiu a capital paulista e Natal do evento-teste do Mundial, a Copa das Confederações, em 2013. O atraso das obras dos estádios para o evento determinou a exclusão.

Essa informação já havia sido dada em destaques duas semanas antes, no "Jornal Nacional", da TV Globo. São Paulo já era apontada como cidade descartada, ficando de fora da Confederações, o que acabou se confirmando oficialmente hoje na Suíça. As cinco cidades apontadas para receber o torneio foram Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

Segundo a Fifa, somente sedes com estádios que ficarão prontos até o início de 2013 estão na briga. São Paulo e Natal são as mais atrasadas em relação às obras, por isso sem mais nenhuma chance de voltar a figurar na lista.

Centro de Transmissão
A Fifa definiu também na manhã desta sexta-feira o Rio de Janeiro como sede do Centro Internacional de Transmissão, ou International Broadcast Centre (IBC), na sigla em inglês, da Copa do Mundo de 2014. O local escolhido foi o Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, que já havia abrigado o IBC durante os Jogos Pan-Americanos, em 2007.

Segundo informa a prefeitura do Rio, a decisão do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa - durante o encerramento da segunda reunião do COL/Fifa, em Zurique, na Suíça -, foi tomada devido ao fato da cidade apresentar “qualidade de infraestrutura, diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo projeto manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários”, destaca.

Em janeiro deste ano, Rio, São Paulo e Brasília apresentaram propostas para receber o IBC. Além do Riocentro, o Rio de Janeiro ofereceu o Centro de Convenções Sul-América, no centro. O IBC é o responsável por gerar as imagens do evento para o mundo todo. Na Copa da África do Sul, cerca de 13 mil profissionais trabalharam no local.

O dossiê de candidatura tinha 80 páginas com os detalhes técnicos das instalações da cidade. No site da federação, o Secretário Geral da Fifa, Jérôme Valcke, explica a escolha: “Posso afirmar que foi uma decisão difícil, todos os candidatos apresentaram alta qualidade e demonstraram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a Fifa foi Rio de Janeiro. O IBC será um dos centros de informações mais avançados do mundo durante os meses de junho e julho de 2014. É um componente vital, que estabelece a ligação entre a Copa do Mundo da Fifa e o resto do mundo e garante que as pessoas ao redor do planeta tenham a melhor e mais atualizada cobertura do nosso belo esporte”.
http://www.nominuto.com/esporte/copa-do-mundo/fifa-oficializa-natal-e-sao-paulo-estao-fora-da-copa-das-confederacoes/71424/
Postagem Anterior Próxima Postagem