Restaurantes e bares são alvos da violência em Natal...


Bares e restaurantes não ostentam mais a ilusão de refúgio para a violência urbana, na noite de Natal. Os pontos de entretenimento cada vez mais são alvos de assaltos e arrombamentos a veículos. Na madrugada de ontem, uma tentativa frustrada de assalto a uma pizzaria na avenida Roberto Freire, em Capim Macio, terminou com a morte de um dos assaltantes, enquanto o outro conseguiu fugir. Por sorte, a Polícia Militar foi acionada e conseguiu evitar o roubo e liberar os funcionários feitos reféns.
Mas nem sempre o final é este. Há dez dias, o empresário Mano Targino, dono de uma loja de defumados e embutidos, no Barro Vermelho, zona Leste da cidade, viveu momentos de terror. Por volta das 19h, do dia 17, dois homens armados com revólveres calibre 38, invadiram a loja, atiraram contra o empresário que reagiu o assalto e fugiram levando o carro, celular e relógio de um cliente.

Mais que a marca da bala que perfurou uma das câmaras de refrigeração, o terror da cena se soma ao sentimento de impunidade para os bandidos, que revolta os comerciantes que irão se mudar em breve do local. A dupla Edvaldo Lourenço da Silva, 21 anos, e Leandro Gaspar Jacinto dos Santos, 19 anos, foi presa no último sábado, 25, ao arrombarem um veículo na rua Dr. Manoel Bezerra, conhecida como a rua do Salsa, em Ponta negra. A Polícia Militar prendeu os dois em fragrante.

Mano Targino procurou a Delegacia de Plantão Zona Sul, após ver matéria no site da TRIBUNA DO NORTE, para fazer o reconhecimento. "Fui informado que eles foram presos por outro delito e, como furto é mais leve, podem ser soltos em breve. E o roubo e tentativa de homicídio na minha loja fica por isso mesmo?", questiona. De acordo com o empresário, devido a greve da Polícia Civil não foi possível instaurar inquérito para o caso ser levado à Justiça. "Além do descaso da polícia, ainda tive que aguentar o deboche dos bandidos na Delegacia", lembra.

O sentimento de descrença na segurança pública é compartilhado por outros comerciantes. No últimos dez dias, naquele bairro, seis estabelecimentos foram assaltados. Mesmo sem ocorrências, uma churrascaria reforçou a segurança particular e sistema de câmeras. "É uma tentativa de inibir. Precisamos é de policiamento. Ronda aqui é raro", disse o gerente Otaciano Queiroz.

Um proprietário de bar na Avenida Prudente de Moraes, em Candelária, que preferiu não se identificar, reclama ainda a lentidão da Polícia. "Arrombamento de veículos aqui é frequente e crescente. E a polícia não faz nada. Nós (empresários) que estamos amargando prejuízos, perdendo clientes".

O movimento de bares naquela região é visto como inibidor da violência por alguns moradores. "Quando não existiam fui assaltado na boca da noite", disse o dono de cigarreira identificado como Júnior, apenas. "Descer no ponto de ônibus ou passar na pracinha tarde da noite é mais seguro se o bar tiver cheio", disse Antonio Araujo.

Três meses após o assalto e perseguição policial em um dos bares da Praça das Flores, em Petrópolis, moradores e comerciantes estão mais tranquilos, segundo a moradora e comerciante Daliene Rejane do Nascimento. "A ronda policial é constante ultimamente", disse.

A TRIBUNA DO NORTE tentou, no final da tarde de ontem, contato com o Ciosp sobre as ocorrências, mas foi informada pelo major Macedo que tais informações estão concentradas na Subcoordenadoria de Estatística da Sesed. Devido o término do expediente, às 18h, não foi possível acesso às informações.

Bandido é morto durante assalto à pizzaria

Um criminoso ainda não identificado foi morto pela Polícia Militar durante a madrugada de ontem na zona Sul de Natal. Ele praticava um assalto a uma pizzaria na avenida Roberto Freire, no bairro Capim Macio, quando foi atingido pela PM. Outro suspeito que também participava da ocorrência conseguiu fugir após trocas de tiros.

A tentativa de assalto ao estabelecimento comercial teve início por volta das 2h da madrugada de ontem. A dupla armada rendeu o vigia e entrou na pizzaria. Lá, estava outro funcionário, que também foi mantido como refém. Os criminosos buscavam dinheiro e fizeram diversas ameaças na tentativa de abrir o cofre da empresa.

Após vinte minutos de ação, uma das pessoas que estavam sob mira dos revólveres, conseguiu fugir e pediu ajuda da polícia. Diversas viaturas cercaram o local rapidamente e a ação contou com a participação do Batalhão de Choque.

O que ouviu depois foram diversos disparos. Os bandidos se esconderam no teto da pizzaria. De lá, um deles pulou, atravessou a avenida Roberto Freire e correu pelo terreno pertencente ao Exército. O outro foi atingido pelos disparos e ainda chegou a ser socorrido, mas morreu após dar entrada no hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

As informações da ocorrência foram repassadas pelo soldado Israel Ferreira, do 5º Batalhão da PM, que também participou da ação. Segundo ele, a dupla respondeu aos disparos. "Um deles estava com dois revólveres e outro com uma pistola. Houve intensa troca de tiros", contou.

O circuito de câmeras flagrou toda a tentativa de assalto e as gravações devem ser repassadas à polícia para auxiliar nas investigações. Em entrevista à reportagem, o chefe de segurança da pizzaria, José Heriberto, afirmou que não havia dinheiro no local."Sai antes com o malote de dinheiro acompanhado da equipe de segurança. O cofre só continha papéis", disse.

A dupla chegou ao local em um carro modelo Gol vermelho, que foi localizado próximo do estabelecimento pouco tempo depois do término da tentativa de assalto. O veículo de placas CTS-0196, de Caicó, pertencia a uma locadora da cidade e havia sido recentemente negociado, segundo informações repassadas pelo chefe de segurança. As buscas pelo fugitivo permaneceu durante a manhã de ontem com o apoio do Exército, proprietário do terreno por onde o suspeito correu.



Fonte: Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem