Armas arrecadadas em campanha no RN serão queimadas pelo Exército...

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (23), no Gabinete de Gestão Integrada Estadual, em Natal, ficou definido pela Comissão Gestora da Campanha do Desarmamento no Estado do Rio Grande do Norte que todo o armamento e munição arrecadado a partir do dia 1º de setembro, data de lançamento da ação no estado, serão encaminhados para destruição e queima no Exército Brasileiro.

De acordo com o Tenente Amauri Melo de Jesus, Chefe da Secção de Fiscalização de Produtos Controlados da 7º Brigada de Infantaria Motorizada, o material arrecadado será pré-destruído em Natal e transportado para o 7º Depósito de Suprimento, em Recife, onde será levado para queima em um alto forno.

Segundo a Coordenadora da Campanha no RN, a delegada Andreia Matos Teixeira, dezenas de postos de arrecadação de armas e munições estão sendo cadastrados pela comissão, na capital e no interior, para facilitar o acesso do cidadão que desejar aderir à campanha. "Além dos quartéis da Polícia Militar e Delegacias de Polícia Civil, estamos cadastrando, também, dezenas de Centrais do Cidadão no estado que servirão como postos de arrecadação", disse Andreia Matos Teixeira.

O objetivo da campanha é tirar armas de circulação e reduzir a taxa de homicídios no país. Estudos, como o Mapa da Violência, divulgado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Justiça (MJ), apontam redução da violência e queda nos índices de homicídio no período das campanhas.

Coletiva de Imprensa
A divulgação oficial dos postos de arrecadação no RN, os procedimentos para realizar a entrega das armas, indenizações para quem aderir à campanha, entre outros assuntos, serão apresentados durante uma coletiva de imprensa, que ocorrerá no dia 29 de agosto, às 10h, no Auditório da Governadoria, em Natal. Na coletiva, estarão representantes do Ministério da Justiça (MJ), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN), da Polícia Federal (DPF/SR/RN) e da sociedade civil organizada, através da Rede Desarma Brasil.

Fórum Estadual do Desarmamento abrirá Campanha do desarmamento em Mossoró
Em Mossoró, o lançamento da campanha, no dia 1º de setembro, ocorrerá no Hotel Vila Oeste, às 20h, com a presença de dezenas de autoridades civis e militares, entre eles, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da governadora Rosalba Ciarlini. No município, a abertura da ação se dará paralelamente à realização do Fórum Estadual do Desarmamento, programado para ocorrer nos dias 1º e 2 de setembro, que traz como tema "A paz começa com você".

Entre os assuntos debatidos no Fórum estarão: comércio ilegal de armas de fogo; campanha voluntária de entrega de armas e munições; segurança participativa, comunidade, direitos humanos e o estatuto do desarmamento; segurança e políticas públicas; homicídios e drogas e o retrato da violência por armas de fogo na saúde pública.



Fonte: DN Online
Postagem Anterior Próxima Postagem