NA FALTA DO ESTADO, ASSUME O POVO...


Ela não sabe dizer a data exata, mas lembra que foi há mais de 12 anos quando a última manutenção foi feita no posto policial de Pirangi do Sul. De lá para cá, sempre foram os moradores que bancaram melhorias e reformas, dentre eles a comerciante Zélia da Costa Paiva. "Zeladora" do posto, localizado por trás da igreja católica da comunidade, há alguns anos ela banca reformas estruturais, pinturas e, por vezes, a alimentação dos policiais. "Conheço todos eles. Quando fazem ronda por aqui, me pedem para entrar no posto para tomar banho, dormir", afirma a comerciante.

Com sua barraca instalada exatamente ao lado do posto, que passa boa parte do tempo fechado e sob os cuidados de Zélia, a moradora de Pirangi do Sul ainda reforça o seu papel e de todos os outros moradores no zelo pela base da PM. "As colunas do posto estavam arriando, com os ferros todos do lado de fora, e todo mundo pagou a reforma. Só está faltando a pintura", comenta Zélia da Costa. Entrando ainda mais no que seria a esfera do Estado, a comerciante ainda prepara a alimentação dos policiais, quando a "quentinha" fornecida não está em condições de ser consumida.

A expectativa de melhoria no policiamento sempre surge a cada fim de ano, quando é colocada nas ruas a Operação Verão. O reforço deste ano, por enquanto, ainda não está definido. No início desta semana, toda a cúpula da segurança do RN reuniu-se no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para traçar o planejamento da operação. "Ainda contamos com a presença da Polícia Federal e da Rodoviária Federal na reunião, que também irão participar da operação", afirma o comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé Araújo. Ainda segundo ele, a Operação Verão 2011-2012 deverá ser lançada nas proximidades do início da segunda quinzena deste mês.

DIÁRIO DE NATAL
Postagem Anterior Próxima Postagem