Mais um Jogo, mais Policiais Militares Escalados sem D.Os...

<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Hoje esta sendo realizado no Estádio Nazarezão em Goiâninha/RN, o Jogo de futebol ABC e América. E com isto policiais militares da área do 8ºBPM, são mais uma vez escalados na sua folga para trabalhar sem Diárias Operacionais, sendo praticamente por Amor, á realizar a Segurança deste evento.

Apesar dos jogos de futebol serem espetáculos do gosto de grande parte da população, não deixam de ser de uma categoria de eventos privados, a considerar que os clubes e associações que o promovem tem personalidade jurídica de direito privado. Isto significa dizer que a segurança a ser oferecida DENTRO dos estádios de futebol deve ser patrocinada pelas entidades privadas que promovem referidos eventos.

Deve ser observado, que para uma pessoa ter acesso aos jogos é necessária à compra de ingresso com valores que serão revertidos em prol dos referidos clubes e associações. O que, igualmente, caracteriza não ser evento público e sim privado.

Geralmente estes eventos mobilizam grande efetivo militar para garantir a Segurança dos torcedores e integrantes do evento. Enquanto são empregados nos jogos de futebol, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública nos demais setores da sociedade local ficam desfalcados, a se considerar que são empregados nesses jogos material (viaturas, coletes, armamento) e pessoal que deveriam estar nas ruas realizando sua missão constitucional.

Nos últimos jogos vários policiais militares das cidades vizinhas foram escalados para deixarem suas cidades (OPMs) e se deslocarem para Goiâninha. Na ocasião em que os PMs estavam policiando o Jogo, bandidos realizaram uma Arrastão nas cidades de Canguaretama ( assalto a farmácia e ao posto de gasolina), em seguida na cidade de Goiâninha e seqüestraram o gerente de uma rede de Supermercado - (Reportagem Tribuna do Norte).

A ASSPRA Associação dos Praças da Polícia Militar da Região Agreste/RN, preocupada com seus sócios e os policiais que são escalados para eventos como este, que muitas vezes sem dispor de logística para confrontos e tumultos, são punidos ao sacar a única arma que disponha (pistola), como foi o caso do policial que por ter sacado sua arma, foi acusado por uma reporte e conseqüentemente punido pela PM - (Matéria Diário de Natal ). E também tantas outras vezes que os PMs foram escalados na sua folga e até hoje não receberam as diárias Operacionais, nossa Entidade estará entrando junto ao Ministério Público para avaliar estas situações e tomar as providências cabíveis.

Orientamos aos sócios que forem escalados para estes eventos e tiverem que deslocar do local de trabalho e não incorrerem em crime, à SOLICITAR por escrito as ordens diretas dos Comandantes imediatos e também cópias das ESCALAS DE SERVIÇOS EXTRAS para que possamos cobrar administrativamente ou judicialmente seus direitos.

Obs.: Esta Entidade não é contra os jogos, mas uma vez que, como já se disse o evento não é facultado a toda a população, mas, sim, a uma parcela da população que pode pagar ingressos e assistir ao mesmo. Sendo assim para se ter polícia militar dentro dos campos é necessário abrir os portões gratuitamente à população em geral.

Direção da ASSPRA

Postagem Anterior Próxima Postagem