Prejuízos à Segurança Pública

Por Diário de Natal


Enquanto o Ministério Público investiga o caso e o Governo do Estado resolve a questão dos pagamentos, o entorno da oficina da Locavel no bairro de Dix-Sept Rosado, zona Oeste, continua lotado de viaturas das polícias Civil e Militar de todo o RN. A reportagem do Diário de Natal contou 54 carros parados, distribuídos na própria oficina, em um terreno anexo da Locavel, e estacionados na rua. De 10 a 12 veículos entram diariamente no conserto. Alguns com problemas simples, como o pneu “careca”, e outros demandando serviços mais complexos.

O número de carros parados cresce segundo o apurado pelas matérias publicadas no Diário de Natal. No depoimento a Wendell Betoveen, o diretor da Locavel negou que esteja ocorrendo a retenção das viaturas na oficina, mas confirmou que os atrasos na entrega podem acontecer em virtude das dificuldades financeiras para comprar peças. De acordo o promotor, Pedroza disse estar atrasado com os fornecedores. No local, a reportagem fotografou os funcionários trabalhando com algumas viaturas. Dez delas estavam dentro da oficina.

Para o promotor Wendell Betoveen, não é conveniente ter as viaturas locadas. “Estamos investigando a conveniência dessa situação de ter a segurança pública fique na dependência de um contrato com uma empresa privada que possa ser cancelado”, afirma o promotor, que investiga ainda o fator econômico do caso. “Talvez fosse mais econômico o Estado ter suas próprias viaturas. É preciso ter uma política de aquisição e manutenção desses veículos”, ressalta.

Policiamento

Quanto ao possível impacto das viaturas paradas na Locavel, o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, preferiu não comentar o assunto, e pediu que a Sesed fosse ouvida. “Minha parte é pegar as viaturas e colocar para rodar”, se limitou a dizer Araújo. Na Sesed, a informação é de que o crédito já foi aberto na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) para o pagamento dos atrasados de janeiro, fevereiro, e março, que totalizam R$ 1,7 milhão. Segundo secretário adjunto, Clidenor Cosme da Silva Júnior, a Seplan assumiu as dívidas, pois o Detran/RN, que arca com o convênio desde 2009, alegou não ter condições de pagar.

A reportagem não conseguiu contato com o Detran/RN, porém a Sesed informou que as parcelas de abril e maio serão pagas pelo órgão de trânsito. O contrato com a Locavel vence no dia 27 de maio, e segundo a Sesed será realizada uma nova licitação para a contratação de outra empresa responsável pela locação dos carros. Desde 2009 a locação dos carros é feita com a empresa em um contrato que é renovado anualmente.


Fonte: Soldado Glaucia

Postagem Anterior Próxima Postagem