Alcaçuz tem novas tentativas de fuga...

Edição de terça-feira, 1 de maio de 2012 


Policiais militares evitaram duas fugas durante o fim de semana. Túnel foi descoberto
Paulo Nascimento

Allan Darllyson

Luiz Freitas


Revista de rotina encontrou túnel com 5 metros de profundidade no pavilhão 1. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O presídio de Alcaçuz passou pelo replay de um filme conhecido no sistema prisional do RN. Entre a noite de sábado (28) e a manhã de ontem (30) a penitenciária viu mais duas tentativas de fuga no pavilhão Rogério Coutinho Madruga e a descoberta de um túnel no hall do pavilhão 1. As fugas foram abortadas pelos policiais militares que estavam de plantão durante o final de semana, pois os agentes penitenciários realizaram uma paralisação de advertência durante os dois dias, em protesto contra a falta de condições de trabalho no sistema prisional. Em uma destas tentativas, os presos alojados no pavilhão 5 chegaram a quebrar parte do pergolado do prédio, buscando sair da detenção, mas o movimento acabou sendo identificado pelos policiais da Companhia de Guarda.

Já o túnel foi encontrado após uma revista de rotina que os agentes realizaram no pavilhão 1. A entrada para a galeria foi descoberta pelos agentes já próximo ao hall do pavilhão, indo em rumo dos muros do presídio. A camuflagem usada pelos detentos foram pedras, garrafas de plástico e colchões. Com o trabalho dos agentes, o túnel foi localizado há pouco mais de cinco metros de profundidade e com a capacidade de caber um homem quase de pé. Durante a revista também foram encontrados celulares e facas artesanais. "Apesar das condições, os agentes continuam realizando seu trabalho, se esforçando ao máximo", destacou o diretor Cléber Galindo.

Amanhã, dia das visitas íntimas, os agentes penitenciários farão uma nova paralisação. De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), Vilma Batista, os agentes pedem que o Governo atenda os 11 itens apresentados por eles desde janeiro de 2011. Entre os itens reivindicados, estão a nomeação de novos agentes, disponibilização de armas, melhorias na condição de trabalhos e um projeto de lei voltado para a valorização salarial.

Diário de Natal
Postagem Anterior Próxima Postagem