Comandante Geral da PMRN reconhece déficit de efetivo, mas reafirma que PM está pronta para Copa do Mundo...

Quando o assunto é investimentos, o comandante da Polícia Militar do estado destaca a chegada de armamentos e de novos veículos. Segundo ele, a polícia vai receber nos próximos dias 164 veículos. “Serão 164 carros com 1.6 de potência, com ar-condicionado, direção hidráulica e caracterizados com as cores da Polícia. Então, tudo para dar suporte as operações. Mas não é só veículos, o estado, através das medidas da Governador Rosalba liberou um aporte de 5 milhões de reais para aquisição de equipamentos”, explica.
Questionado sobre o efetivo, o Militar esclarece que o número necessário para o contingente seria de 12 mil 466 homens, mas atualmente a PM/RN conta com 9 mil e 600 homens, uma diferença de 3000 homens. “Nós estamos pleiteando a reposição desses homens e acredito que quando for possível para o estado haverá essa reposição”, relata. Ainda sobre os investimentos, o coronel Araújo destaca a chegada de armamentos novos. “Após o acordo com a polícia Militar do estado de São Paulo conseguimos a compra de 5000 mil pistolas .40. Nós conversamos com o comando da Força Aérea Brasileira para realizar o transporte e nos próximos dias devemos receber as novas pistolas”.
Sobre o esquema de segurança durante a Copa do Mundo 2014 a ser realizada no Brasil e tem como cidade sede, Natal, o Comandante destaca que a Polícia Militar do estado possui condições e a experiência necessária para atuar no evento. “Nós estamos prontos para qualquer atividade, se ocorrer o aumento do efetivo que é o que pleiteamos, será ótimo. Mas caso não ocorra, nós já temos experiência, já que o Carnatal que recebe cerca de 200 mil pessoas em quatro dias é conduzido pela PM. Contudo, acredito que certamente haverá um esforço do estado para aumentar o efetivo da polícia”, explica.
Quais serão as grandes mudanças para a Polícia Militar, até a Copa do Mundo? O comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Araújo, fala que hoje a PM precisa repor seu efetivo e qualificar seus militares, mas possui condições e experiências que a gabaritam a atuar em qualquer grande evento.
No fim da entrevista, o coronel Araújo comenta sobre casos de abusos por parte de policiais militares e garante que a corporação não aceita excessos de seu militares. “Se houver abusos haverá punição e isso vai desde o soldado ao coronel. Seja com a punição administrativa, afastamento até a expulsa do militar. A Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte não permite abusos”, garante.

Fonte: Soldado Glaucia
Postagem Anterior Próxima Postagem