Começa o mais aguardado julgamento ( Mensalão)...



STF inicia hoje o julgamento do Mensalão, suposto esquema de compra de votos de parlamentares


O julgamento do Mensalão, suposto apoio de partidos para o projeto político do PT e do ex-presidente Lula, denunciado pelo ex-procurador geral da República, Antônio Fernando, começa hoje no STF e deverá se estender por mais de um mês, talvez seja o mais complexo de toda a história da Suprema Corte. A Ação Penal 470, que trata do caso que Roberto Jefferson, delator e réu, chamou de "mensalão", tem 147 volumes, 173 apensos, 69 mil páginas. Serão julgados 38 réus, dos quais dois - o ex-secretário de Comunicação do governo Luiz Gushiken e Antônio Lamas, que era ligado ao PL (hoje PR) - foram inocentados pelo Ministério Público. Na acusação inicial, os réus eram 40, mas um deles morreu, o ex-deputado do PP José Janene, e outro, Sílvio Pereira, ex-secretário do PT, fez um acordo com a Justiça.

As acusações de vários crimes como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva pesam sobre os outros 36 réus. Nomes como Roberto Jefferson, Delúbio Soares, José Dirceu, Marcos Valério e Duda Mendonça, entre outros. Na abertura das 136 páginas da peça acusatória, o ex-procurador Antônio Fernando de Souza, começa historiando que o início do caso remete à denúncia de pagamento de propina ao ex-diretor da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) Maurício Marinho. Indicado pelo PTB, Maurício Marinho foi flagrado em um vídeo pedindo e recebendo propina. O flagrante acabou estampando a capa da edição da revista Veja de 18 de maio de 2005, sob o título "O homem chave do PTB".

O julgamento também reabre o debate sobre o momento mais difícil da era Lula, que pode ter a sua imagem afetada caso surjam provas contra ele. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, que já recebeu 12 prêmios e 12 títulos de doutor honoris causa desde que deixou a Presidência, em 2010, não está entre os 38 acusados, mas muitos deles são próximos a sua pessoa.

DN Oline
Postagem Anterior Próxima Postagem