Grupo de Operações Especiais já realizou mais de 700 intervenções...

O Grupo de Operações Especiais do Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte (GOE/RN) já realizou 783 intervenções em unidades prisionais. O Grupo é formado por agentes penitenciários lotados na Coordenação de Administração Penitenciária (Coape) da Secreta Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

A Portaria nº 0200/2011 oficializou a criação do Grupo. O GOE/RN é a força de reação e pronta resposta da SEJUC, tendo por finalidade auxiliar os agentes penitenciários na restauração da disciplina e segurança da unidade penitenciária requisitante, bem como realizar escoltas de alto risco, intervenções em recinto carcerário e captura de foragidos; segurança avançada da área do Complexo Penitenciário.

Ascom/SejucGrupo de Operações Especiais, formado por agentes penitenciários, existe oficialmente há menos de dois anosGrupo de Operações Especiais, formado por agentes penitenciários, existe oficialmente há menos de dois anos
De acordo com o diretor do GOE /RN, Dhayme Araújo, o Grupo surgiu em 2009, embora, só foi oficializado em 2011 pelo ex secretário de Justiça, Thiago Cortez. "Somos um grupo altamente treinado para agir nas ocorrências de alta complexidade no Sistema Prisional. Nosso treinamento é diário. Hoje o grupo é formado por cinco agentes, mas estamos trabalhando para aumentar nosso efetivo", informou o diretor.

Também compete ao GOE/RN, sempre que necessário, restabelecer a ordem e a segurança na unidade penal; produzir informações e promover ações, visando auxiliar a Polícia Militar e Civil na recaptura de internos foragidos e a proteção do Sistema Prisional. "Ajudar a sociedade na segurança e na contenção qualificada, agindo da melhor forma em qualquer tipo de distúrbio do sistema prisional", enfatizou Dhayme Araújo.

Segundo o secretário de Justiça, Kércio Pinto, a Sejuc está investindo no Grupo. "Estamos adquirindo armas, munição, fardamento e veículo para o Sistema Penitenciário e para o Grupo. Também vamos investir em mais treinamentos de Intervenção em Recinto Carcerário. O GOE está preparado para pronto emprego em várias situações, reforçando a segurança das unidades prisionais", esclareceu o secretário.


Fonte: Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem