MP pede investigação da manutenção de presos em delegacias de Mossoró...


Publicação: 24 de Agosto de 2012 às 15:41
A manutenção de presos provisórios ou condenados em delegacias de Mossoró será investigado pelo Ministério Público. O inquérito com a decisão instaurado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró.

De acordo com o inquérito Civil Público, as unidades prisionais destinadas aos presos provisórios da Comarca de Mossoró não atendem à demanda. Segundo o apurado pela Promotoria, o Centro de Detenção Provisória Masculino de Mossoró unciona no mesmo Prédio da Delegacia de Furtos e Roubos, que não tem estrutura física adequada para custodiar presos além do tempo necessário à lavratura do auto de prisão em flagrante, o que favorece a ocorrência de fugas, depredação das repartições policiais, apropriação indevida de armas por criminosos e mesmo a destruição de autos de inquérito, documentos e outros elementos de prova.

O Promotor de Justiça da Comarca, Silvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito, dentre outras diligências, oficiou  à COVISA – Coordenação de Vigilância Sanitária, para a realização de inspeção nos locais em questão, a fim de verificar a salubridade dos imóveis e a compatibilidade do funcionamento destes como unidades prisionais de acordo com a legislação sanitária, no prazo de 20 dias, esclarecendo detalhadamente eventuais irregularidades encontradas.

O representante do MP oficiou ainda ao Secretário Estadual de Justiça e Cidadania requerendo, no prazo de 10 dias, informações a respeito da existência de Plano Estadual Penitenciário que contemple a reforma do imóvel onde funciona o CDP Masculino ou construção de outra cadeia pública na Comarca de Mossoró, com cópia deste, esclarecendo a existência de previsão orçamentária e eventual convênio com Governo Federal em andamento para esse fim.

Com informações do Ministério Público
Postagem Anterior Próxima Postagem