Joaquim Barbosa é escolhido novo presidente do STF ...



Publicação: 10/10/2012 17:10 Atualização:

Estado de Minas
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa foi escolhido o novo presidente do tribunal. A eleição ocorreu no início da sessão desta quarta-feira, antes da Corte voltar a julgar o caso do mensalão. Barbosa recebeu nove votos e o ministro Ricardo Lewandowski um. Barbosa será o 9° mineiro a ocupar a presidência do Supremo e deve ocupar a função nos próximos dois anos, tempo de mandato no STF. Já Lewandowski, que é revisor do processo do mensalão, foi eleito para a vice-presidência também com nove votos, contra um para a ministra Cármen Lúcia.

Joaquim Barbosa será o 50° presidente do STF desde o período do império e o 44° desde que foi instaurada a República no Brasil. O ministro Celso de Mello parabenizou o novo presidente. “Desejo todo o sucesso no desempenho das elevadíssimas funções”, disse. O Progurador-Geral da República, Roberto Gurgel, também se manifestou dizendo que é “motivo de orgulho e honra” a eleição de Barbosa, que passou pelo Ministério Público Federal durante 19 anos.

Conforme o regimento interno do Supremo Tribunal Federal, a eleição deve ser feita no mês que antecede a saída do mandato do atual presidente. Atualmente Barbosa já ocupava a vice-presidência da Corte ao lado do ministro Ayres Britto, que se aposenta no próximo mês. O mandato é de dois anos

Ao agradecer as manifestações, Barbosa foi discreto. “Eu gostaria de agradecer a todos os colegas a confiança em eleger-me presidente da Corte e dizer da minha satisfação em ser eleito e futuramente exercer a presidência da Casa”.

A posse de Barbosa só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. Mas ainda não há a data precisa para a cerimônia de posse do novo presidente da Corte Suprema.

Confirmado o nome de Barbosa, ele será, segundo a Fundação Palmares, o primeiro presidente negro da Corte Suprema. Indicado para a instituição em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa tem uma trajetória de vida que demonstra esforços pessoais e determinação.

Filho de dona de casa e pedreiro, nascido em Paracatu, em Minas, ele ajudou o pai, foi oficial de chancelaria, professor universitário e procurador do Ministério Público Federal.

DN Online
Postagem Anterior Próxima Postagem