Maior fuga de presídios do RN completou um ano neste domingo...

A maior fuga da história da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, completa um ano neste domingo (20). Ao todo, 41 detentos escaparam do pavilhão 5 da unidade prisional - o pavilhão, até então, era considerado de segurança máxima. Um ano depois, o saldo é o seguinte: 28 presos foram recapturados e 9 morreram em ações criminosas. Quatro continuam foragidos.

Na fuga, quatro das 11 guaritas do presídio estavam em funcionamento. O atual vice-diretor do presídio, Cleibson Câmara, lembra que foi um conjunto de fatores que facilitou a fuga. "Não tinha cadeado em nenhuma das celas e o efetivo de agentes que não estavam de plantão. Se não fosse isso, não teria havido a fuga".
Até este domingo, Alcaçuz está há 135 dias sem registrar fugas. Para reforçar a segurança do presídio, algumas mudanças foram realizadas. A principal delas foi a reabertura do pavilhão 5 em outubro do ano passado, depois de passar por uma reforma que recuperou a infraestrutura do prédio.
Presos foram tranferidos de Alcaçuz na manhã desta sexta (14) (Foto: Fred Carvalho/G1 RN)Presos foram tranferidos de Alcaçuz na manhã desta sexta (14) (Foto: Fred Carvalho/G1 RN)
O coordenador da Administração Penitenciária (Coape), Ailson Dantas, aponta outras melhorias. "Alcaçuz hoje tem 12 câmeras de videomonitoramento, incluindo o hall e a parte externa. No pavilçhão 5 também haverá melhorias como essa".
Apesar das melhorias, velhos problemas continuam a deixar o presídio vulnerável às fugas. O déficit no efetivo de agentes penitenciários e a infraestrutura inadequada dos quatro pavilhões mais antigos da unidade são as maiores preocupações de quem trabalha em Alcaçuz. "Há 15 dias encontramos túneis nos pavilhões 1,2,3 e 4. Inclusive um embaixo das guaritas 3 e 4", diz Cleibson Câmara.
Essas reformas que não têm data para acontecer, mas segundo o coordenador do sistema priosonal do Rio Grande do Norte, estão em planejamento. "Nós estamos trabalhando com o corpo de engenharia da Secretaria de Justiça para orçar os valores que vão assegurar a segurança do presídio. Acredito que ainda este ano, em parceria com o Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça, vamos melhorar Alcaçuz", concluiu Ailson Dantas.

Fonte: G1/RN
Postagem Anterior Próxima Postagem