No RN, presos tentam fugir por túnel escavado na fossa do vaso sanitário...

Policiais civis e militares do Rio Grande do Norte abortaram, na madrugada desta terça-feira (5), mais uma tentativa de fuga no Núcleo de Custódia de Natal. Segundo Tânia Pereira, diretora da unidade, a fuga ocorreria por um túnel escavado a partir da fossa do vaso sanitário que fica em uma das celas. O Núcleo, que fica na Cidade da Esperança, zona Oeste da capital, abriga atualmente 75 detentos.

A diretora contou ao G1 que os policiais militares que fazem a guarda no local escutaram um barulho vindo da cela e foram verificar o que estava acontecendo. “Eles perceberam que o vaso sanitário estava solto e descobriram o túnel”, detalhou.

Com a descoberta do túnel, Tânia solicitou o auxílio dos policiais civis da Delegacia de Plantão Zona Sul para coibir a ação dos apenados. Ninguém conseguiu escapar.

O Núcleo de Custódia é alvo constante de denúncias. A precariedade na estrutura e a superlotação são os maiores problemas da unidade, que também conta com um efetivo de guarda que é insuficiente, segundo a própria diretora. Os 75 homens que estão detidos no local ficam alojados em uma única cela.
Leonardo Gomes da Costa, de 23 anos, passou meia hora entalado entre as grades (Foto: Tânia Pereira)Leonardo Costa passou meia hora entalado
(Foto: Tânia Pereira, diretora do Núcleo)
Última tentativa
A última tentativa de fuga no Núcleo de Custódia aconteceu no dia 21 de janeiro. Na ocasião, o preso Leonardo Gomes da Costa, de 23 anos, detido por furto, ficou 30 minutos entalado entre as grades da cela da unidade depois de tentar fugir durante a madrugada. Tânia Pereira, diretora da unidade, fotografou o preso dependurado. Ela também afirmou que os agentes ainda impediram uma fuga em massa. “Os próprios companheiros de cela ajudaram a retirar o preso”, acrescentou.
Núcleo interditado
O Núcleo de Custódia da Polícia Civil não pode receber novos preso. Por determinação da Justiça, ainda em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do RN foi obrigada a remover todos os detentos do local. Segundo o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, a unidade não apresenta infraestrutura adequada.
No mês passado, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) deu início à transferência. No entanto, segundo a própria diretora da unidade, 75 homens ainda se encontram no local.



Fonte: G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem