Interdição da BR-101 é impasse entre polícia e manifestantes em Natal...


19/06/2013 15h13 - Atualizado em 19/06/2013 15h34

Justiça proíbe interdição da via; manifestantes não garantem cumprimento.
Manifestação está marcada para esta quinta (20), às 17h.

Fernanda Zauli Do G1 RN
Reunião aconteceu nesta quarta (19) no comando da PM (Foto: Fernanda Zauli/G1)Reunião aconteceu nesta quarta (19) no comando da PM (Foto: Fernanda Zauli/G1)
A decisão judicial que impede a interdição da BR-101, em Natal, durante a realização de protestos foi o único ponto divergente entre autoridades policiais, representantes do manifestantes e vereadores que estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (19), na sede do comando da Polícia Militar, para dialogar sobre os rumos da manifestação agendada para esta quinta-feira (20). Os manifestantes disseram que não podem garantir que a BR-101 não será interditada e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo Silva, afirmou que terá que garantir o cumprimento da decisão judicial.
No dia 15 de maio, o juiz federal Magnus Delgado, publicou decisão que proíbe a interdição de qualquer trecho BR-101 e vias marginais durante protestos e autoriza “o uso das Tropas de Choque da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, a fim de dar efetividade ao cumprimento da decisão”. A assessoria da Justiça Federal confirmou que a decisão é válida para o protesto desta quinta-feira (20).
A ação é de autoria do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn) e, de acordo com o comandante da PM, o Estado e a União são réus.
“Nós não temos como garantir que a BR-101 não será interditada. O trajeto será decido em plenária. Além disso, o movimento tem outra dimensão, serão cerca de 10 mil pessoas protestando e as pessoas têm liberdade de escolher para onde vão”, disse o membro da comissão de estrutura do movimento #RevoltadoBusão, Daniel Chacon.
De acordo com o coronel Araújo, a orientação da governadora é acompanhar o protesto sem reprimir a manifestação. “Não haverá aumento de efetivo, o policiamento será o mesmo de sempre. A tropa de Choque ficará no quartel e só irá para as ruas caso seja necessário”, disse. Segundo ele, em caso de interdição da BR-101 pelos manifestantes, a PM terá que garantir o cumprimento da decisão. “Isso não significa que terá confronto. Nós vamos dialogar com os manifestantes para que a decisão judicial seja cumprida de comum acordo. Somente após esgotar todas as possibilidades de diálogo é que faremos o uso progressivo da força”, disse.
Estudantes disseram que não podem garantir que BR não será interditada (Foto: Fernanda Zauli/G1)Estudantes disseram que não podem garantir que
BR não será interditada (Foto: Fernanda Zauli/G1)
Durante a reunião, os estudantes presentes apresentaram uma pauta de reivindicações para a Polícia Militar que pede, entre outras coisas, que seja garantido que o Bope e o Choque não estarão presentes na manifestação; que seja garantida a liberdade de imprensa; que todos os policiais usem suas identificações; e que os casos de violência desproporcional em outros protestos sejam investigados e punidos pela cúpula da PM.
“Nós não estamos lutando por um direito só nosso. Estamos lutando por um direito de todos. Esse deverá ser o maior ato público em Natal dos últimos 20 anos e isso não é insignificante. Nós precisamos fazer um verdadeiro pacto pela efetivação dos direitos humanos”, disse Daniel Chacon.
PRF
O representante da Polícia Rodoviária Federal na reunião, inspetor Marcelo Henrique Montenegro, pediu que os manifestantes avaliassem a possibilidade de evitar a interdição da BR-101 e lembrou que a via dá acesso ao principal hospital público de Natal. "Nós não temos razão nenhuma para ser contra ou a favor o protesto. Nós estaremos lá para garantir a segurança de todos", disse.

G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem