Popularidade de Dilma Rousseff cai 8 pontos e fica em 57%, segundo pesquisa...


Publicação: 09 de Junho de 2013 às 15:05

O índice de aprovação da presidente Dilma Rousseff caiu 8 pontos desde março, segundo pesquisa divulgada ontem (8) pelo Datafolha. O levantamento aponta que agora 57% da população aprova considera a gestão Dilma como boa ou ótima, 33% como regular e 9% como ruim ou péssima. A nota média foi registrada em 7,1%, três pontos percentuais a menos que o alcançado por Dilma na pesquisa de março. O instituto de pesquisa ouviu 3.758 pessoas em 180 municípios durante os dias 6 e 7 desse mês. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Arquivo/TNPara Aloizio Mercadante, a queda da popularidade de Dilma é reflexo da inflação de alimentos, do incidente com o Bolsa Família e da seca no NordestePara Aloizio Mercadante, a queda da popularidade de Dilma é reflexo da inflação de alimentos, do incidente com o Bolsa Família e da seca no Nordeste

A pesquisa, que foi divulgada no jornal Folha de São Paulo, também aponta o aumento do pessimismo em relação a economia do país. O índice de pessoas que acreditam que a economia do Brasil irá piorar nos próximos meses subiu de 10% em março para 19% em junho. A inflação também volta a preocupar os brasileiros, com 51% dos entrevistados achando que ela aumentará. O índice dos que acreditam que o desemprego aumentará também subiu, ficou em 36% e superou o número dos que acreditam que ela diminuirá, que representa hoje um total de 27%.

Para o ministro da educação, Aloizio Mercadante, a queda na aprovação de Dilma é uma "oscilação normal". Segundo Mercadante, o número reflete o aumento da inflação de alimentos, o incidente no pagamento do Bolsa Família e a seca no Nordeste. O ministro afirmou que o Brasil terá “um excelente segundo semestre”, graças ao pacote de investimentos do governo federal com o leilão de extração da camada pré-sal do Campo de Libra, a abertura de portos no Nordeste (após aprovação da Medida Provisória dos Portos) e também as novas concessões para exploração da iniciativa privada de estradas, ferrovias e aeroportos.

Mercadante também minimizou a recente avaliação da agência de classificação de risco Standard&Poor's, que diminuiu, de neutra para negativa a perspectiva de nota para a economia brasileira. O ministro declarou que as contas públicas no Brasil estão sob controle.

Com informações da Agência Brasil e da Folha de São Paulo
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem