ALMA DE SOLDADO...


“Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados”. Cardeal Jorge Gregório Bergolio - Papa Francisco
A todos aqueles que têm Alma de Soldado, sejam os jovens que escolherem essa carreira  amanhã, ou  os soldados de hoje, ou os de ontem, o nosso agradecimento, respeito, a nossa continência e homenagem, transcrevendo as palavras do General José Batista Queiroz. 
 ALMA DE SOLDADO
Alma de soldado é amar a Pátria com sinceridade, sem fingimento, sem rodeios, sem falsidade; é ser capaz de dar a vida por ela.
Alma de soldado é ter espírito de servidão, é servir ao País como o monge serve a Deus, é sentir em seu coração as melodias de sua terra.
Alma de soldado é sentir saudade da alvorada e do silêncio nos acordes de um clarim, é sentir a vida despertar com as últimas estrelas do céu e os primeiros raios do sol.
Alma de soldado é ir para o quartel sentindo o sabor das manhãs, é marchar todos os dias, com elegância e vibração, ao som dos dobrados militares.
Alma de soldado é recordar as horas passadas em seu posto de sentinela, sentindo a brisa das madrugadas. É conviver com a solidão da noite e namorar as estrelas no céu.
Alma de soldado é fortalecer o corpo com exercícios físicos, mesmo nas manhãs frias de inverno ou chuvosas de verão; é ser um forte como são os homens na guerra.
Alma de soldado é ter orgulho do uniforme e da profissão, é trabalhar com entusiasmo, é acreditar na sua missão de defender o Brasil, é preparar-se para ela nas condições mais adversas.
Alma de soldado é não fraquejar diante das incertezas e dos obstáculos; é pensar sempre no sucesso, nunca no fracasso; é ser como um pássaro voando para o alto , cheio de esperança.
Alma de soldado é ver na hierarquia e na disciplina os valores cartesianos da profissão; é encontrar nesses valores a luz que dá vida às virtudes militares
Alma de soldado é viver a paz preparando-se para a guerra, é estar na guerra lutando pela paz, é ser um guerreiro durante a vida inteira.
Alma de soldado é ter o espírito colorido de verde-amarelo, é acreditar no Brasil como os rios acreditam no mar, é pensar no futuro como as aves pensam na primavera.
Alma de soldado é estar presente no Brasil inteiro, é viver esquecido nos momentos de paz e alegria, é ser lembrado nos momentos de calamidades e dor, é ser sempre uma esperança
Alma de soldado é ter o sorriso aberto de nossa gente, o espírito bondoso de nosso povo… É ouvir as canções do vento nas palmeira de nossa terra, é ser um brasileiro de coração..
Alma de soldado é possuir a etnia das raças, o sentimento das pessoas, a simplicidade dos humildes; é ser a roupa que veste o Brasil, é ser um lutador
Alma de soldado é morar nas regiões mais isoladas e  distantes do país,  como na Amazônia, nas fronteiras, no Pantanal,  na caatinga…  nos sertões deste Brasil imenso.
Alma de soldado é acreditar na grandeza da profissão, nos valores que estão alojados em seu uniforme; é servir de exemplo para as novas gerações, para as pessoas.
Alma de soldado não é ser melhor nem pior do que ninguém.  É  apenas cumprir o seu dever com zelo e seriedade. É ter olhar franco e cristalino , é ter palavras simples para dizer a verdade.
Alma de soldado é ser um cidadão, semelhante àquele que caminha pelas ruas, que cruza com as pessoas, que brinca com as crianças, que ama o próximo, que sorri para os outros, que é amigo …
Alma de soldado é vigiar cada pedacinho do céu que cobre o Brasil, é cuidar da imensidão do mar que abraça a nossa terra, é defender o solo onde vive a nossa gente. Alma de soldado é garantir a soberania do país que pulsa forte em nossos corações .
Alma de soldado é ter uma lágrima para o sofrimento dos outros,  é ser solidário à dor dos desamparados, é estender a mão aos humildes e aos necessitados.
Alma de soldado é aceitar as diferenças; sem preconceito de raça, de condição social, de religião, de ideologia, de idade. É ser um brasileiro.
Alma de soldado é não ter espírito de vingança,  é não  ser prepotente com êxitos ocasionais.  É saber conciliar e perdoar, é oferecer a seus adversários a sua mão amiga e tolerante.
Alma de soldado é estar em sintonia com as aspirações da sociedade, é respirar o mesmo ar que ela respira, é sentir a mesma dor que ela sente. É lutar ao lado  da liberdade e da democracia, como nos campos da Itália durante a II GM
Alma de soldado é ser parceiro na construção do futuro e na segurança do país, é ser motivo de orgulho e alegria para um povo, é merecer a confiança desse povo.
Alma de soldado é não ter aspirações complexas. Sua felicidade não está no dinheiro, está na alegria do sorriso, na simplicidade da vida,  na honra do uniforme, na nobreza da missão.
Alma de soldado é ter a virtude de um rei, a simplicidade de um monge, a coragem de um guerreiro.
Alma de soldado é    ter orgulho de si mesmo, é não ter vergonha de  ser honesto, é viver um sonho e querer ser soldado para sempre. É ser gente…
Alma de soldado é ser um herói desconhecido, eternamente…
Blog Comando Geral da PM/RN
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Ao ser aprovado será publicado.