'Arma tinha 6 balas', diz guarda que evitou morte de professora em Natal...

 

Guarda patrimonial agarrou a aluna, que disparou a arma no próprio pé.
Menina de 15 anos invadiu sala de aula e ameaçou a professora.

Felipe GibsonDo G1 RN

Professora que ficou na mira da aluna não quis se identificar ; Escola Estadual Belém Câmara suspendeu as aulas após o corrido (Foto: Felipe Gibson/G1 e Murilo Meireles/G1)Escola suspendeu aulas após aluna tentar matar professora (Foto: Felipe Gibson/G1 e Murilo Meireles/G1)
"Já estava de saída, mas vi um aluno de bermuda e fui chamar a atenção dele. Foi quando vi a professora correndo". O relato é do sargento Wallace, guarda patrimonial que impediu uma adolescente de 15 anos de atirar em uma professora no corredor da Escola Estadual Belém Câmara, no bairro Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. Ao ser atrapalhada, a menina baleou o próprio pé. A professora de matemática Norma Suely, de 51 anos, não se feriu.
Wallace relata que inicialmente não entendeu quando viu a professora correndo. "Depois vi a menina apontando a arma. Fui na direção dela e agarrei a mão com a intenção de tomar a arma", explica. A adolescente atirou e acertou o próprio pé, caindo no chão em seguida. "O revólver tinha seis balas e outras seis munições estavam na bolsa", acrescenta.

Assim como a professora, o sargento Wallace afirma não ter conhecimento de problemas envolvendo a aluna. "Nunca vi ela dar trabalho. No hospital ela chorou muito", informa o guarda, que trabalha há 10 anos na escola. De acordo com Wallace, foram apreendidos recentemente estiletes. O guarda só tem conhecimento de uma arma de fogo apreendida. "Aconteceu há muito tempo", diz. Quanto à segurança do local, Wallace explica que os alunos não são revistados. "Já aconteceu de haver revista, mas isso causa incômodo. Os pais também repreendem", conta.
Ao ser agarrada por guarda, adolescente de 15 anos atirou no próprio pé (Foto: Murilo Meireles/G1)Bala ficou alojada no pé da menina de 15 anos
(Foto: Murilo Meireles/G1)
Entenda o caso
A professora conta que a menina era boa aluna, mas não ia à escola há algum tempo. Preocupada, Suely relatou a situação para a direção da escola. "Só estava preocupada com a aprendizagem dela", afirma. A adolescente, que cursa o 7º ano, voltou à escola nesta quinta-feira. "Uma supervisora chamou a aluna e falou sobre o problema. Quando ela entrou na sala de aula me chamou de nojenta", explica.
A professora pediu para a garota sair de sala e diante da negativa dela ameaçou chamar a direção. "Ela saiu com raiva e bateu a porta com força", relata. No dia seguinte Suely entrou na sala do 6º ano, onde estavam 25 alunos. De repente a adolescente invadiu o local já apontando o revólver. "Vou matar você agora. Foi o que ela disse", afirma. A professora gritou e conseguiu correr para o corredor. 

Ao ver a situação, o guarda patrimonial que faz a segurança da escola foi em direção à menina e conseguiu agarrá-la. A adolescente ainda chegou a disparar, mas o tiro acertou o próprio pé. A garota foi socorrida para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho e passa bem. Ao ser liberada pelo hospital, ela prestou depoimento na delegacia de Plantão da zona Sul.
Violência nas escolas
Josimar Souza morreu dentro da sala de aula (Foto: Marcelino Neto)Josimar Souza morreu dentro da sala de aula
(Foto: Marcelino Neto)
Este é o terceiro caso de violência envolvendo alunos armados em escolas do Rio Grande do Norte este ano, segundo a polícia. O primeiro caso aconteceu em 21 de maio na cidade de Porto do Mangue, a 235 quilômetros de Natal. Na ocasião, um adolescente de 16 anos foi apreendido apósmatar a facadas o estudante Josimar Arruda de Souza, de 20 anos. O crime aconteceu dentro da sala de aula da Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva. Segundo depoimento do menor à polícia, ele atacou o colega pelo fato de Josimar ter chamado a namorada do suspeito de “gostosa”. 
Ytaelson da Paz foi morto a tiros nesta quarta (12) em Macaíba (Foto: Arquivo da família)Ytaelson da Paz foi morto a tiros em Macaíba
(Foto: Arquivo da família)
No dia 12 de junho, outro crime chocou o estado. O estudante Ytaelson Costa da Paz, de 17 anos, foi morto a tiros na porta da Escola Estadual Auta de Souza, emMacaíba, cidade da Grande Natal. Um adolescente de 14 anos foi apreendido e admitiu a autoria do crime à polícia. O assassinato foi motivado por uma briga entre os dois adolescentes em uma festa no Natal do ano passado. Os dois estudavam na mesma sala.

O chefe de investigação da delegacia de Macaíba, Elialdo Moura, disse que o adolescente infrator esperou o rival sair da escola para cometer o crime. "Ele ficou do lado de fora. Assim que a vítima saiu, ele se aproximou, sacou o revólver e efetuou os disparos", falou.
G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem