Operação prende suspeitos de tentar resgatar preso em Parnamirim, RN...


09/08/2013 21h52 - Atualizado em 09/08/2013 22h13


Mulher de detento foi presa e confessou ser a mentora do crime.
Tentativa de resgate resultou em morte de agente penitenciário na quinta.

Felipe Gibson Do G1 RN
Carro do Sistema Penitenciário ficou crivado de balas (Foto: Larisse Souza/G1) 
Carro do Sistema Penitenciário ficou
crivado de balas (Foto: Larisse Souza/G1)

Uma operação conjunta das polícias MiIlitar e Civil prendeu na noite desta sexta-feira (9) dois suspeitos de participação na tentativa de resgate a um preso nesta quinta-feira (8) em Parnamirim, na Grande Natal. Entre os detidos está a mulher do detento Wilson Rodrigues de Medeiros Filho, conhecido como "Folha", que seria resgatado na ação. Ela confessou ter sido a mentora do resgate. O outro suspeito capturado é um dos ocupantes do Pálio branco que atirou contra o carro do sistema penitenciário.

A troca de tiros resultou na morte do agente penitenciário Maxuel André Marcelino, de 44 anos. Uma adolescente de 16 anos que também participou do crime foi baleada e apreendida no mesmo dia. Um terceiro suspeito ainda está foragido. Wilson Rodrigues de Medeiros Filho estava sendo escoltado para uma consulta médica. O detento não foi resgatado nem ferido na ação.
De acordo com o tenente Augusto Gadelha, do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), a primeira prisão aconteceu em uma casa na avenida Lima e Silva, em Natal, onde foi detida a mulher do preso. "O local já estava sendo monitorado. Um carro que dava apoio ao Pálio branco no dia do crime foi deixado perto da casa. A partir daí a suspeita foi localizada", explica o oficial. A mulher do preso confessou ter reunido o grupo que tentou resgatar o detento.

Os policiais prenderam o segundo suspeito no conjunto Leningrado, na zona Oeste da capital. Ele tinha ferimentos de bala na perna, supostamente provocados durante a troca de tiros no dia da tentativa de resgate. O suspeito também admitiu participação no crime. "Ele disse que fez aquilo porque tinha uma dívida de drogas com o preso que seria resgatado", acrescenta o tenente Gadelha. A operação contou com a participação da Polícia Civil, BPChoque e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Garota de 16 anos confessa crime
Em depoimento nesta quinta ao delegado de plantão da zona Sul, Pedro Paulo Falcão, a adolescente de 16 anos presa após a tentativa de resgate admitiu participação no crime e disse que foi chamada para participar da ação pela mulher do detento Wilson Rodrigues de Medeiros Filho. A garota voltou atrás na história contada anteriormente em que se dizia namorada do preso.
Adolescente baleada foi socorrida ao hospital (Foto: Murilo Meireles/G1) 
Adolescente baleada foi socorrida ao hospital
(Foto: Murilo Meireles/G1)
"A adolescente conta que foi levada por essa mulher ao hospital. Ela foi orientada a dizer que os tiros aconteceram em um assalto", relata Pedro Paulo Falcão. Baleada no tórax e no braço, a garota de 16 anos foi atendida no município de Canguaretama e levada em seguida para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Ela não corre risco de morte.

De acordo com o delegado de plantão, a adolescente afirma não conhecer nenhum dos suspeitos que também participaram da ação. "Todos foram chamados pela mesma mulher. A menina não conhecia ninguém", conta. Pedro Paulo Falcão ouviu a adolescente confessar que atirou contra o carro do sistema penitenciário. Após a troca de tiros com os agentes, os suspeitos fugiram no Pálio branco, que no início da noite foi encontrado abandonado no loteamento Taborda, na altura da cidade de São José de Mipibu, na região metropolitana.

Entenda o caso

Morto na tentativa de resgate, o agente penitenciário Maxuel André Marcelino trabalhava no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP). De acordo com a direção da unidade, ele tinha 11 anos de serviços prestados.
Agente penitenciário Maxuel André Marcelino morreu ao ser atingido pelos disparos (Foto: Marcelo Pep)Agente penitenciário
Maxuel André Marcelino
(Foto: Marcelo Pep)
O preso Wilson Rodrigues de Medeiros Filho está custodiado no PEP. Ao G1, o advogado Marcus Alânio Martis Vaz, que cuida da defesa do detento, afirmou que Wilson foi absolvido pela acusação de um duplo homicídio em 2012, mas foi condenado por outro assassinato. Segundo a direção do presídio, o custodiado tinha sido levado para uma consulta médica.
A polícia relatou que três homens e uma mulher abordaram os agentes no meio da principal avenida do Centro de Parnamirim. "Eles atiraram e fugiram em direção à BR-101", afirmou o tenente Carlos Farias, do 3º Batalhão da Polícia Militar. “Eles fugiram em um Palio de cor branca”, acrescentou.
Maxuel ainda foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o socorro médico.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) lamentou a morte do agente. "A Sejuc e a Coape consternadas pela morte prematura do colega, se solidarizam com seus familiares neste momento tão difícil. Maxuel André desempenhava suas funções na Penitenciária Estadual de Parnamirim e prestou um excelente trabalho ao Sistema Penitenciário do Estado", diz a nota da secretaria.
G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem