RN teve 28 mulheres assassinadas neste ano, diz coordenadoria...


14/08/2013 19h11 - Atualizado em 14/08/2013 20h02


Número supera mortes registradas nas delegacias especializadas em 2012.
Maioria dos crimes tem envolvimento de atuais e ex-companheiros.

Felipe Gibson Do G1 RN
Projeto oferece apoio para mulheres vítimas de violência em Londrina (Foto: Reprodução/RPCTV)Violência contra a mulher tem piorado no estado
(Foto: Reprodução/RPCTV)
Encontrada morta com um tiro na manhã desta quarta-feira (14) em Ponta Negra, na zona Sul de Natal, Renata Barbosa de Almeida, de 36 anos, entrou para as estatísticas como mais uma mulher assassinada no Rio Grande do Norte. Nas contas da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm) foram cometidos 28 homicídios contra mulheres em 2013.

O número já supera os 27 assassinatos registrados pelas cinco Delegacias Especializadas na Defesa da Mulher (Deams) existentes no RN em todo o ano passado. Como não atendem todos os municípios do estado, as delegacias não possuem a contabilidade completa, conforme explica a coordenadora da Codimm, Erlândia Moreira Passos. Em 2013, por exemplo, as Deams contabilizam 14 homicídios até agora. As DPs especializadas ficam nas zonas Norte e Sul da capital, em Parnamirim, na região metropolitana, em Mossoró, na região Oeste, e em Caicó, no Seridó potiguar.
A coordenadora do Codimm acrescenta que a maioria dos assassinatos têm envolvimento do atual ou ex-companheiro. No último domingo (11) a empregada doméstica  Sanclea Fernandes Dantas, de 32 anos, foi morta a tiros no município de Patu, na região Oeste potiguar. O principal suspeito é um jovem de 19 anos que teve um relacionamento amoroso com a vítima e segunda a família de Sanclea, fazia ameaças à emprega doméstica. Sanclea estava grávida de três meses e o suspeito era pai do bebê.

Para Erlândia Passos, apesar de ser um mecanismo importante no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha muitas vezes não serve como prevenção. "Ainda há muito medo de se expor e denunciar o parceiro", avalia. De acordo com a coordenadora do Codimm, o homem ainda existe um sentimento de posse em relação à mulher e coloca a companheira em uma posição de inferioridade.

Em 2013, as cinco Deams juntas contabilizaram 623 lesões corporais e 1.241 ameaças. A delegacia especializada da zona Sul  da capital potiguar, que atende as regiões Sul e Leste. Foram feitos 945 boletins de ocorrência. Entre os registros estão 231 denúncias de lesão corporal, 504 de ameaças e 14 estupros.
estatísticas - de janeiro a agosto de 2013
DEAM NATAL - ZONA SUL
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Estupros
945 231 504 14
DEAM NATAL - ZONA NORTE
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Estupros
508 98 256 2
DEAM - PARNAMIRIM
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Estupros
492 167 245 3
DEAM - CAICÓ
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Estupros
151 23 67 1
DEAM - MOSSORÓ
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Estupros
258 104 169 25
Foi na zona Sul, mais especificamente em Ponta Negra, que foi morta Clara Rubianny Ferreira, de 26 anos. A jovem foi estrangulada dentro de um apartamento. O principal suspeito do assassinato é o empresário paulista Eugênio Becegato Júnior, que era proprietário do imóvel. Ele está preso noCentro de Detenção Provisória (CDP) da capital potiguar.

Enquanto a zona Sul possui o maior número de ocorrências no geral, em Mossoró se destaca a quantidade de estupros: 25 no total, o maior número de crimes desta natureza registrados nas Deams. Na DP da zona Norte foram dois, em Parnamirim mais três e um na cidade de Caicó.
Sobre o atendimento às mulheres, Erlândia Passos informa que o Codimm mantém o número 0800-281-2336 funcionando 24 horas para atender ocorrências em todo o estado. "Verificamos a procedência da denúncia e vamos até casa da vítima. Muitas vezes a denúncia parte do vizinho e familiar. Se comprovado, o caso é repassado para as autoridades responsáveis, como Justiça, Ministério Público e Polícia Civil", afirma.
G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem