Policial morre e outros ficam feridos em operação da PM no Rio...


20/09/2013 12h14 - Atualizado em 20/09/2013 13h11


Policiais atuam na Covanca, Dezoito e São José Operário.
Agente do Bope morreu e outros dois ficaram feridos.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio
Um policial militar morreu e outros dois ficaram feridos durante uma grande operação da Polícia Militar nas zonas Norte e Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O agente morto foi identificado pelo relações públicas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), major Ivan Blaz, como subtenente Marco Antônio Gripp, que atuava há 11 anos na corporação.
Os dois agentes feridos não foram identificados pela corporação, mas o relações públicas do Bope confirmou que ambos estão fora de perigo e serão encaminhados para o Hospital Central da PM, no Estácio. Um criminoso identificado apenas como Xuxa foi encontrado morto pelos policiais.
A polícia acredita que outros criminosos tenham ficado feridos e realizam varreduras na mata e em hospitais da região. Na operação, os agentes apreenderam, ainda, dois fuzis, uma escopeta e uma pistola.
O major Ivan Blaz informou que a PM realiza operações pontuais na região há alguns meses devido a informações de que fugitivos do presídio Vicente Piragibe, em Bangu, se esconderam no Lins de Vasconcelos, que fica no maciço da Covanca. A intenção é tentar regimentar outros criminosos, com experiência em selva, e mesmo militar, com intenção de formar um conjunto de favelas forte com havia antes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Um grupo de 60 criminosos acampou em uma área de vegetação do maciço de maneira estratégica, para ter acesso a Jacarepaguá, Praça Seca, Água Santa e Méier, afirmou o relações públicas, major Ivan Blaz. "É preciso ter consciência que essa operação tem que ser tocada adiante. Eles não estão fugindo, mas vivendo nessa área estratégica e pré-dispostos a fazer dali um novo complexo, mas vamos libertar os bairros desses criminosos".
Operação
Policiais dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque (BPChq), além do 3º BPM (Méier) realizam uma operação de combate ao tráfico de drogas nos morros da Covanca, em Jacarepaguá, do Dezoito, em Água Santa, Gambá, no Lins, Bateau Mouche e São José Operário, na Praça Seca.
A ação foi realizada depois que três criminosos foram identificados entre 28 homens em uma foto com fuzis e pistolas na comunidade. Até as 11h, não havia informações sobre prisões ou apreensões no local.

Foto com armas
A imagem foi publicada numa rede social. Os identificados são: Thiago Pereira, de 27 anos, o Tiquinho, que seria um dos chefes do tráfico na região, Manuel Felipe, o Tripinha, de 20 anos, e Clession Dias, também de 20 anos, conhecido como Shampoo. Os três já têm mandado de prisão por tráfico de drogas e estão foragidos.
As identidades dos outros homens que aparecem na foto foram preservadas, porque, de acordo com os investigadores, podem ter sido usados numa montagem pelos criminosos.
A Polícia Civil informou que vai fazer uma perícia em todo o material divulgado na internet. O delegado responsável pelas investigações quer identificar outros criminosos que aparecem nas fotos.
O site também mostra fotos que fazem apologia ao crime. A página serve para divulgar um baile funk no Conjunto de Favelas do Lins, no Subúrbio.
Na Covanca, famílias chegaram a ser expulsas de casa por traficantes. Segundo a polícia, os criminosos usam a internet para ostentar poder e intimidar criminosos de quadrilhas rivais. A polícia, no entanto, afirma que tem feito operações frequentes nas comunidades para combater o tráfico de drogas.
G1
Postagem Anterior Próxima Postagem