Aeronautas cancelam greve prevista para hoje...


Rio (AE/ABr) - O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) confirmou ontem que cancelou a greve nos aeroportos do País, marcada para esta sexta-feira. O presidente do sindicato, Marcelo Ceriotti, afirmou que todas as assembleias realizadas em cinco terminais aceitaram a proposta oferecida pelas empresas, de reajuste salarial de 5,6%. “Foi uma decisão importante e tensa. Nesta época do ano, com grande fluxo de passageiros, não queríamos atrapalhar o fim do ano do usuário. Chegamos a um acordo para cancelar a greve com o compromisso de que, em 2014, discutiremos as questões latentes para construir um sistema de aviação menos fragilizado”, afirmou Ceriotti.
tomaz silva / abrMinistro Moreira Franco elogia decisão de aeronautas e aeroviários e prevê movimento recordeMinistro Moreira Franco elogia decisão de aeronautas e aeroviários e prevê movimento recorde

Ele informou ainda que o governo interveio na negociação, temendo a ocorrência de um caos aéreo nos principais terminais. A estimativa é de 360 mil passageiros somente nesta sexta-feira. “O governo interveio nos orientando sobre o caos que se formaria nos aeroportos. Aceitamos uma proposta aquém do que esperávamos para não sair como culpados desses problemas, quando somos as maiores vítimas de um sistema de navegação falho”, pontuou o sindicalista.

Ao participar de uma vistoria  ontem no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse que a desistência da greve  pelos aeronautas e aeroviários mostra a consciência pública da categoria. Ele agradeceu a todos os envolvidos no processo que levou ao acordo. “Nós temos que agradecer aos aeroviários, aos aeronautas, às lideranças sindicais, às centrais e às empresas que participaram desse processo, porque isso significa uma manifestação de consciência pública”, disse. 

O ministro previu uma movimentação intensa de passageiros nos aeroportos. “Vamos ter nesta sexta-feira um recorde passageiros/dia no Brasil”, destacou. De acordo com ele, está prevista a circulação de 360 mil passageiros pelos terminais do país. “Uma das empresas deve levar em torno de 150 mil passageiros. Então, vejam que haverá uma movimentação imensa nos aeroportos brasileiros, e a família brasileira terá a oportunidade de passar o Natal com tranquilidade”.

Moreira Franco declarou ainda que todos os órgãos envolvidos estão preparado para receber esse contingente. “A Infraero, a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], a Receita Federal, a Polícia Federal, estão todos mobilizados, organizados para que nós possamos garantir, na infraestrutura aeroportuária, as melhores condições de trabalho e todos estão muito empenhados. Tenho certeza que  São Pedro vai nos ajudar, não vai criar dificuldades no tempo, no clima, e tudo correrá bem”, disse.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/aeronautas-cancelam-greve-prevista-para-hoje/269834
Postagem Anterior Próxima Postagem