Capitão enaltece importância da blogosfera na promoção da liberdade de expressão na PM...

 
 
O Capitão PM Luiz Flávio Rabelo Fernandes, atualmente comandante da 2ªCPM/10°BPM (Angicos/RN), está entre os cidadãos que diariamente loga sua internet para acompanhar as notícias postadas em sites e blogs como forma de ficar atualizado sobre os diversos assuntos e acontecimentos do cotidiano. Naturalmente, até pela função que ocupa, ele detém maior atenção ao noticiário policial e institucional com assuntos inerentes à caserna e segurança pública em geral.

O oficial acredita que entre os policiais militares, além do caráter informativo, os blogs/sites têm cumprido importante papel social entre estes profissionais e sociedade civil. Para ele, a maioria dos militares ainda convivem com o medo herdado dos tempos ditatoriais e do cerceamento no exercício do direito à liberdade de expressão. “O avanço das mídias interativas, sobretudo da blogosfera, deve ser encarado como trampolim na quebra desses estigmas ainda existentes nos quartéis. Atualmente, respeitados os limites legais é claro, vislumbramos os militares exporem suas concepções de maneira plena através da grande rede, fato que considero positivo em face da relutância de alguns que infelizmente ainda não absorveram as transformações sociais”, declarou.

Com o passar do tempo o Capitão Rabelo passou da leitura diária para a pesquisa, levantando tal temática em sua monografia do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) apresentado em 2012 na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). O estudo de caso ficou com o blog da APRAM que, segundo o pesquisador, transformou-se num importante espaço de interação com seu público e, mesmo fora da mídia sensacionalista, possui relevante média de acessos. “A comunidade requer um comportamento límpido de suas instituições, portanto, os blogs têm cumprido bem o papel de promover o livre trânsito das informações e do relacionamento produtivo entre a polícia e seu público, seja ele interno ou externo”, concluiu.
Postagem Anterior Próxima Postagem