No RN, 176 presos recebem benefício da saída temporária neste fim de ano...

Beneficiados foram liberados para festividades nesta segunda-feira (23).
Homens estão no regime semiaberto e se reapresentam no dia 2 de janeiro.

Arthur BarbalhoDo G1 RN

Major Castelo Branco explicou como acontece a saída provisória para presos do RN  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Major Castelo Branco explicou como acontece a
saída provisória para presos do RN
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Mais de 170 presos do regime semiaberto doRio Grande do Norte receberão o benefício da chamada saída temporária durante os feriados de final de ano. De acordo com o Major Castelo Branco, coordenador do sistema penitenciário estatual, 176 detentos devem sair nesta segunda-feira (23) para a casa de familiares. O retorno está marcado para o dia 2 de janeiro.
Ainda segundo o major, os presos a serem liberados são de unidades prisionais de Natal, Parnamirim e Mossoró. De acordo com ele, apenas detentos com bom comportamento recebem o benefício. "Serão ao todo 176 presos de três cidades do estado. O número é um pouco menor que o do ano passado, uma vez que Caicó não concedeu a saída temporária este ano. Participam apenas aqueles tiveram bom comportamento e que tenham cumprido 1/6 da pena em caso de réu primário ou que tenha cumprido 1/3 da pena em caso de reincidente", explicou o major.
Castelo Branco explicou que existem restrições para os detentos que recebem o benefício da saída provisória, como o horário de chegada na residência e locais onde o detento não pode ir. "Os presos ficam proibidos de frequentar bares e casas noturnas, além de terem que se recolher até as 21h. Qualquer um que seja flagrado fora de casa após esse horário perde o benefício e volta para o presídio", pontuou.
Ainda de acordo com o coordenador (veja vídeo ao lado), a saída provisória é importante para o processo de ressocialização dos detentos. "Esse benefício é muito importante para inserir novamente o detento na sociedade. É a oportunidade que ele vai ter para poder ter um convívio com as pessoas durante um maior espaço de tempo", explicou Castelo Branco.
O major lembrou que, em 2012, não foram registradas fugas durante o período da saída provisórias. Para ele, o benefício tem cumprido o objetivo de auxiliar na readaptação dos presos. "Não tivemos fugas no ano passado, o que é algo que esperamos também para 2013. Os presos que recebem a saída temporária são pessoas que já estão em período de recuperação. Qualquer coisa que façam que fuja do controle pode ampliar a pena deles. Acredito que para a sociedade é importante essa iniciativa", ressaltou.
Postagem Anterior Próxima Postagem