'Protesto dos Pinta' acaba em confusão no Midway...

Andrielle Mendes - Repórter

Terminou em confronto o "Protesto dos Pintas". A manifestação foi marcada pelas redes sociais e levou pelo menos 50 jovens para a entrada do Midway Mall, no final da tarde de hoje. Alguns chegaram a ser barrados pelos seguranças. 

O movimento começou a ganhar força no início da noite, quando um grupo subiu a passarela da Avenida Bernardo Vieira e tentou entrar a força. Impedidos pelos seguranças, quebraram a porta de vidro e lançaram pedras. A Polícia reagiu e chegou a agir com violência. Balas de borracha foram disparadas e alguns jovens disseram ter sido agredidos por policiais. 

Um deles filmava a ação quando teve a câmera arrancada da mão por um PM. Ignorando a presença da imprensa, o policial disse que jogaria o cartão de memória no lixo, para eliminar as imagens. "Ele tomou minha câmera e ainda me agrediu. Bateu em todo o canto do meu corpo e eu só estava filmando o protesto", disse o estudante de Direito, Hugo Fernandes.

Pelo menos três jovens foram detidos, segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, por desordem, perturbação e depredação do patrimônio, e encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul. Os três continuavam detidos até as 20h. Um policial chegou a ser atropelado pela própria viatura da polícia durante o confronto. O militar, que não teve a identididade revelada, foi encaminhando para o pronto-atendimento Clóvis Sarinho, e segundo o comandante, passa bem.

O policiamento foi reforçado nas imediações desde o início da tarde. Mesmo assim, houve tumulto e corre e corre nas imediações do shopping. O Midway Mall também aumentou o número de seguranças em todas as entradas e limitou o acesso durante a tarde.

Um policial chegou a hostilizar a imprensa e não deixou as equipes de reportagem entrevistarem os jovens detidos, mesmo 
com o consentimento deles. Além disso, leu as anotações da equipe de reportagem e tentou intimidar os jornalistas.

Compras
Enquanto os manifestantes ocupavam a avenida, muitos clientes faziam as compras de Natal alheios à movimentação. Algumas lojas chegaram a ser esvaziadas, mas o shopping manteve ofuncionamento normal durante o protesto.

Avaliação

Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o comandante da PM, coronel Araújo Silva, disse que a intervenção da Polícia foi necessária e avaliou que não houve abuso por parte dos policiais. "Pelo menos não que eu soubesse". Natalenses que acompanhavam a ação discordaram. A situação foi normalizada por volta das 19h30, embora alguns manifestantes e policiais ainda permanecessem no local.

Atualizada às
http://tribunadonorte.com.br/noticia/protesto-dos-pinta-acaba-em-confusao-no-midway/270046
Postagem Anterior Próxima Postagem