Snowden diz ter medo de sofrer atentado das autoridades dos EUA...


Ex-analista da NSA deu entrevista a canal de TV alemão.
'Os representantes do governo me querem morto' assegurou.

Da EFE

Ex-técnico da CIA Edward Snowden divulgou documentos secretos (Foto: The Guardian/AP)Ex-técnico da CIA Edward Snowden divulgou
documentos secretos (Foto: The Guardian/AP)
O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, teme sofrer algum atentado das autoridades americanas, segundo disse ao canal público alemão "ARD", na primeira entrevista televisiva que dá em nível mundial e que será transmitida na noite deste domingo (26).
"Os representantes do governo me querem morto" assegurou Snowden na conversa com o jornalista alemão Hubert Seipel.
Como prova destas intenções, Snowden mencionou um artigo publicado no site "Buzzfeed" no qual membros do Pentágono teriam manifestado sua vontade de acabar com a vida do ex-analista de inteligência.
"Estas pessoas, que são funcionários do governo, disseram que gostariam de me dar um tiro na cabeça ou me envenenar quando saia do supermercado e ver como morro debaixo do chuveiro" disse Snowden durante a entrevista.
Espionagem industrial
Snowden, acusado pelos EUA de espionagem e traição, e que atualmente está asilado na Rússia, também reiterou seu convencimento que os serviços secretos dos EUA espionaram as empresas de vários países.
Em texto divulgado antes de uma longa entrevista que será exibida neste domingo, a ARD TV afirmou que Snowden disse que a NSA não limita sua espionagem às questões de segurança nacional, citando a empresa de engenharia alemã Siemens como um dos alvos.
"Se há alguma informação da Siemens que possa servir aos interesses dos Estados Unidos, embora não tenha a ver com a segurança nacional, eles irão atrás dela apesar de tudo", comentou.
Esta afirmação se choca com as da porta-voz da NSA, Vanee Vines, recolhidas pelo jornal "The New York Times", no último dia 14 de janeiro e nas quais negava dita prática.
"Nós não usamos nossos serviços de inteligência para roubar segredos comerciais de companhias estrangeiras em benefício das empresas dos EUA e sua competitividade internacional", afirmou Vines.
Snowden também explicou que já não se encontra em posse de nenhuma informação e que entregou tudo a vários jornalistas escolhidos para que se encarregassem de sua publicação
.
Postagem Anterior Próxima Postagem