PF prende mulher de Nem e cinco PMs da UPP da Rocinha, no Rio...

31/03/2014 12h06 - Atualizado em 31/03/2014 17h59


Operação foi realizada na manhã desta segunda-feira (31).
Policiais são suspeitos de integrar quadrilha de Menor P.

Do G1 Rio

Seap divulgou foto de Danúbia Souza com uniforme da presidiária (Foto: Divulgação Seap)Danúbia, quando foi presa em novembro de 2011
(Foto:Arquivo/Divulgação/Seap)









A Polícia Federal realizou uma operação no Rio, na manhã desta segunda-feira (31), para prender cinco policiais militares lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, na Zona Sul, suspeitos de envolvimento com Marcelo Santos das Dores, o Menor P, acusado de ser chefe do tráfico do Conjunto de Favelas da Maré, preso na quarta-feira (26).
Como parte da operação, foi presa em Mato Grosso do Sul Danúbia de Souza Rangel, mulher de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, que cumpre pena em presídio de segurança máxima, fora do Rio de Janeiro.
(Correção: O G1 chegou a informar que seis policiais tinham sido presos. Mas a PF confirmou mais tarde, por meio de nota, que eram apenas cinco os PMs detidos.)
Quatro dos PMs detidos faziam parte do Grupo Tático de Proximidade (GTPP), responsável por patrulhar a região em busca de armas e drogas. O quinto policial integrava o setor de inteligência.
A Secretaria de Segurança do Rio informou nesta segunda que não tolera a corrupção policial dentro da corporação. De acordo com nota divulgada pela secretaria, a 1ª Delegacia de Polícia Militar Judiciária (DPMJ) da Polícia Militar, atuou em conjunto com a Polícia Federal na prisão dos cinco policiais. Segundo a nota, “a corrupção policial não é tolerada e que o combate contra este crime já resultou na expulsão de 1.640 policiais militares e civis na atual gestão”.
A Seseg acredita que as atuações das corregedorias – da Polícia Militar, da Polícia Civil e a Corregedoria Geral Unificada – e os canais diretos com os cidadãos – como a Ouvidoria de Polícia e o Disque Denúncia – aumentam a confiança da população no trabalho da polícia.
A investigação relaciona os policiais militares à organização criminosa. Eles responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, e seriam responsáveis por repassar ao grupo informações sobre investigações e futuras operações.
Foram realizadas buscas nos armários dos PMs na sede da UPP Rocinha. No início da tarde desta segunda-feira, eles prestavam depoimento na sede da PF, no Rio.
Danúbia foi presa em casa, em Campo Grande (MS). Segundo a PF, sua função era repassar as orientações de Nem para os demais integrantes da quadrilha na comunidade. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF (DRE), responsável pela operação, está tomando providências para solicitar a transferência de Danúbia para o Rio.
Danúbia chegou a ser presa em novembro de 2011, poucos dias depois da prisão de Nem, masfoi libertada quatro meses depois.
No domingo (30), a PF prendeu seis outros suspeitos de integrar a quadrilha de Menor P. Entre eles, estão a ex-namorada Daiana Rodrigues, o sargento PM Luiz Cláudio Holanda Marques e o ex-agente penitenciário Luciano Fagundes Pinheiro.
Postagem Anterior Próxima Postagem