PM fecha rinha de galo no RN e nove pessoas são levadas à delegacia...

30/03/2014 09h05 - Atualizado em 30/03/2014 10h22


Dezesseis aves foram apreendidas. Muitas delas, já bastante machucadas.
Flagrante foi registrado na tarde deste sábado (29) em Ielmo Marinho.

Do G1 RN

Rinha funcionava no quintal de uma casa no distrito de Umari, em Ielmo Marinho (Foto: João Maria Rodrigues)Rinha funcionava no quintal de uma casa (Foto: João Maria Rodrigues)
Sete adultos e dois adolescentes, moradores do município de Ielmo Marinho, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal, irão responder na Justiça por maus-tratos contra animais domésticos. O grupo foi detido na tarde deste sábado (29) promovendo brigas de galo. Dezesseis aves foram apreendidas. Algumas, já bastante machucadas. Segundo a Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipam), a rinha funcionava juntamente com um bar improvisado no quintal de uma casa no distrito de Umari.
“Recebemos uma denúncia anônima e fomos até o local checar a informação. Quando chegamos, encontramos mais de 50 pessoas fazendo apostas. Elas correram para o mato, mas ainda conseguimos prender sete adultos e apreendemos dois adolescentes. Um dos menores também estava apostando. E tem uma garota que estava trabalhando como garçonete e vendendo bebidas alcoólicas para outros menores. Ela também foi levada à delegacia”, relatou o sargento João Maria Rodrigues.
Além das aves, os policiais ambientais ainda apreenderam uma motocicleta sem placa. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de João Câmara. “Fechamos a rinha por volta das 14h, mas só fomos concluir o flagrante na madrugada deste domingo (30)”, acrescentou Rodrigues.
Ainda segundo o sargento, a demora aconteceu porque a equipe não conseguia achar uma delegacia aberta. “Em Ielmo Marinho a delegacia estava fechada. Fomos para Ceará-Mirim e a DP de lá também não estava aberta. Levamos os suspeitos e os galos para a Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal, mas não tinha local apropriado para deixar as aves. Então conseguimos contato com a DP de João Câmara, que aceitou receber a ocorrência. Por isso só fomos acabar às 2h da madrugada”, disse o sargento.
Quanto aos galos, o sargento disse que a Polícia Civil entrou em contato com o Ibama. "Eles devem ser doados para alguma instituição. Os que estão muito machucados, se não houver como tratá-los, devem ser sacrificados", lamentou.
Crime
O policial militar explicou ao G1 que os adolescentes irão responder a atos infracionais e os adultos foram indiciados por crimes ambientais. Segundo o Ibama, o artigo 32 da lei 9.605 diz que é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena prevista é de detenção de três meses a 1 ano e multa que varia de R$ 500 a R$ 3 mil por animal molestado.
Além disso, pratica o mesmo crime quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.
Postagem Anterior Próxima Postagem