Defensoria Pública apura denúncias de maus tratos contra menores no RN...


Casos estariam sendo cometidos nas cidades de Caicó e Mossoró.
Menores infratores também são mantidos longe do contato das famílias.

Do G1 RN

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte apura denúncias de que adolescentes internados nos Centros Educacionais (Ceducs) das cidades de Caicó e Mossoró estariam sendo vítimas de maus tratos e mantidos longe do contato com suas famílias.
As denúncias foram feitas ao Subdefensor Público Geral e titular da 1ª Defensoria da Infância e da Juventude, Nelson Murilo de Souza Lemos Neto, por integrantes do Centro de Referência de Direitos Humanos e Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência da UFRN durante reunião realizada na sede da DPE/RN nessa semana.
Durante o encontro, foi apresentado ao defensor público um relatório com violações do direito à convivência familiar dos adolescentes internados longe de suas famílias, bem como denuncias de espancamentos de todos os internos promovidos por policiais militares. Como providência inicial, o defensor agendou uma reunião com a interventora da Fundac, entidade responsável pela administração do Ceduc no Rio Grande do Norte.
De acordo com Nelson Lemos, o objetivo da reunião, que deverá ser realizada na tarde de quinta-feira (10), é sensibilizar a interventora para que se busque uma solução extrajudicial para os problemas enfrentados pelo adolescente e suas famílias. “Esperamos conduzir esse pleito amigavelmente, sem a necessidade de interposição de ação Judicial" afirmou.
O problema das visitas, segundo o defensor, é que os adolescentes que antes estavam internados no Ceduc de Natal acabaram sendo transferidos para as unidades de Caicó e Mossoró, sem que a Fundac tenha disponibilizado às famílias – em sua maioria carentes – um meio de transporte para que elas possam se deslocar até as cidades nos dias de visita.
Em relação às denúncias de maus tratos, Nelson Lemos informou que, além de levar o assunto na pauta da reunião com a interventora da Fundac, irá conversar com os familiares dos adolescentes para apurar o que de fato tem acontecido nos Centros Educacionais. “Se as denúncias forem confirmadas, vamos atuar para que os agressores sejam afastados e punidos”, completou.
Postagem Anterior Próxima Postagem