FOTOS: Plano Operacional de Segurança para a Copa do Mundo FIFA 2014 em Natal é avaliado pelo Ministro da Justiça...


_Reunião_Reunião-1_Reunião-2Fotos: Demis Roussos
A Governadora Rosalba Ciarlini  e  o  Ministro  da  Justiça,  José  Eduardo Cardozo, comandaram  a  reunião  da  comissão  de  segurança  que  está  sendo  organizada pelo Governo  Federal  em  todas  as  cidades-sede  da Copa  do Mundo  FIFA  2014.  A reunião, que é periódica e visa planejar e executar estratégias de segurança para o mundial de futebol, aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, durante esta terça-feira (1).
O evento contou também  com  a  presença  da  secretária  Nacional  de  Segurança Pública, Regina  Miki,  e  do  secretário de Estado da  Segurança  Pública  e  Defesa  Social, Eliéser  Girão. O Plano Operacional apresentado prevê a execução de ações conjuntas e a organização de uma cobertura ostensiva em locais de grande circulação de pessoas, como a Arena das Dunas, o FIFA Fan Fest, praias e os corredores turísticos da cidade, garantido a segurança dos visitantes e da população.
A presença do ministro reforça  a  preocupação  do  Governo  Federal  em  apoiar  as ações  preventivas  do  Governo  do  Estado.  Segundo  Cardozo  o  planejamento  deve ser  cuidadoso,  mas  alterações  podem  acontecer  nos  meses  que  antecedem  o evento. “O  plano  tático  de  segurança  será  discutido  e  planejado  até  a  realização da  Copa, devemos  estar  preparados  para  que  ele  sofra  modificações  de  acordo com a realização de testes. O trabalho integrado que já estamos realizando vai nos oferecer novas soluções”.
Para a chefe do Executivo Potiguar a preparação para a realização de um grande evento como a Copa do Mundo vai incrementar a segurança pública no RN. “Vamos receber um apoio importante do Governo Federal. Nós já estamos fazendo todo o esforço possível para que estejamos preparados para a Copa, como também para dar segurança a todo o Rio Grande do Norte no período antes, durante e após o Mundial”, declarou a Governadora.
Dentro do planejamento traçado pela Secretaria Estadual de Segurança e órgãos integrados, haverá o reforço de ferramentas já disponíveis no Estado como o Disk Denúncia,  além de um reforço no efetivo de policiais. Será feito o credenciamento dos moradores que residem no entorno do estádio e a articulação do  Conselho Tutelar, caso alguma criança se perca durante o evento.
JOGOS
Nos dias de jogos a Polícia Militar disponibilizará cerca de 2.200 homens. O Corpo de Bombeiros estará com 289 homens a serviço da corporação, e ainda está prevista a integração de outros 350 homens da Força Nacional, divididos entre quatro e oito equipes, sendo uma equipe de batedores para escolta, três atiradores, seis  tropas de choque e 120 bombeiros.
Além de apoio para a aquisição de equipamentos o Governo Federal, articulado com outros estados brasileiros, vai aparelhar o RN com um helicóptero adicional e cinco médicos legistas. Ficou  definido  ainda  que  as  escoltas  serão  de  responsabilidade  do Ministério  da Defesa.
Em Natal, a Marinha vai destacar fuzileiros navais para acompanhar nas escoltas. Na capital potiguar, assim como em todas as 12 cidades sedes, devem ser utilizados contingentes de 350 policiais militares dentro  das  arenas  durante o período. 
Participaram da reunião desta terça-feira a diretora do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN), Raquel Taveira; o coordenador Geral de Portos e Aeroportos do RN, Otto Luiz Burlier; o Comandante da 1ª Força Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar, Paulo Borba, e o General do Exército José Carlos Nadi, do Ministério da Defesa.
A reunião  contou  ainda  com o Comandante Geral da Polícia Cel. PM. Araújo Silva; o secretário Municipal  de  Segurança de  Natal,  Osair  Vasconcelos;  o  Secretário Extraordinário  de  Segurança  para  Grandes  Eventos  (SESGE),  Andrei  Rodrigues, o Delegado  Geral  da  Polícia  Civil,  Adson  Kepler,  o  Comandante  Geral  do  Corpo  de Bombeiros  do  RN,  Cel.  Elizeu Lisboa  Pontes,  o  superintendente  Regional  da Polícia Rodoviária  Federal  do  RN,  Inspetor  Rosenberg  Alves,  e  o  superintendente Regional da Polícia Federal do RN, Kandy Takahashi.
Postagem Anterior Próxima Postagem