Incêndio em presídio mata seis e deixa 26 feridos em Belém...


Um incêndio em uma cela do Centro de Detenção Provisório de Icoaraci, em Belém, deixou seis presos mortos e 26 feridos, na noite desta terça-feira (8). O local possui 212 presos. O incêndio ocorreu por volta das 18 horas, após um princípio de motim. Trinta e dois detentos teriam colocado fogo em colchões e objetos pessoais na cela 25.Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), um inquérito foi aberto pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil para apurar o caso. A Susipe informou que o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, e o motim foi contido militares Companhia de Operações Especiais da polícia.Segundo a Susipe, os presos da cela trabalham em serviços gerais na cozinha e limpeza. Havia ainda no local detentos com problemas de convivência com outros presos.
“Esses detentos, ao ouvirem os demais presos batendo nas celas do pavilhão carcerário principal, julgaram tratar-se de um motim, o que na verdade não ocorreu”, disse André Cunha, superintendente da Susipe.Por conta desse mal entendido, os internos da cela teriam montado uma barricada com colchões e lençóis e ateado fogo para se proteger. “O fogo se alastrou para o interior da cela, causando a morte dos cinco internos, provavelmente por asfixia da fumaça. O inquérito policial vai apurar melhor as circunstâncias do caso”, explicou Cunha.
Feridos
Os internos que tiveram queimaduras e quadros de asfixia e receberam o atendimento inicial na própria unidade. Os 25 feridos mais graves foram levados ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.Segundo informou a unidade divulgado ao meio-dia desta quarta-feira (9), 11 detentos ainda estão internados em estado grave e correm risco de morte. Outros cinco estão internados em observação. Uma das seis mortes ocorreu no hospital, na madrugada.
Fonte: Texto Uol Notícias/Fotos Whatsapp via CENTO E NOVENTA 190
Postado por 
Postagem Anterior Próxima Postagem