Prazo para declarar o IR vai até 4ª...

Carlos Cruz
repórter

O prazo para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vai até o próximo dia 30 de abril e o ritmo de entrega das declarações no Rio Grande do Norte está acima da média nacional. Até as 17h de ontem, 168.467 dos 270 mil contribuintes já haviam enviado suas declarações ao Fisco. O número representa aproximadamente 62% das declarações previstas para todo o estado. No país, o percentual de declarações enviadas era de 60% até ontem. “A curva estatística é parecida com os anos anteriores. A gente espera que a meta seja cumprida”, afirma o auditor fiscal da Receita Federal em Natal, Silvio Moreira de Almeida.
Ana SilvaO programa para preenchimento e envio das declarações está disponível no site da Receita FederalO programa para preenchimento e envio das declarações está disponível no site da Receita Federal

O programa para preenchimento e envio das declarações está disponível na página da Receita Federal na internet (www.fazenda.receita.gov.br), além do aplicativo para tablets e smartphones. O contribuinte que não entrega a declaração dentro do prazo estabelecido está sujeito a uma multa de 1% ao mês do imposto devido na declaração, com o valor mínimo de R$ 165,74. A Receita também impõe o valor máximo de até 20% ao mês.

Malha
Cerca de 7% dos contribuintes potiguares já estão na malha fiscal, também chamada de malha fina, que é a etapa em a Receita cruza os dados declarados com informações disponibilizadas por empresas como bancos, operadoras de cartões de crédito e planos de saúde. A média é considerada normal pelo órgão fiscalizador. A consulta para saber se quem declarou caiu ou não na malha fina pode ser feita através do site da Receita. 

“As pessoas podem verificar online se a sua declaração está livre da malha fiscal ou se ela foi retida. No caso de incompatibilidade de dados, o contribuinte pode identificar se houve algum problema e fazer a retificação da declaração”, diz Moreira. 

De acordo com o auditor,  Grande parte dos casos da malha fina é motivado por rendimento omitido na declaração. “É um motivo substancial, o que tem maior abrangência e o que mais ocorre. Erros de digitação nos valores também são muito comuns, o que pode gerar uma incompatibilidade nos valores”, destaca Sílvio Moreira de Almeida.

Dados da Receita Federal apontam que a média de entregas do IRPF no último dia do prazo chega a 12% do total aguardado. “A gente pode levar isso para o lado bom e entender que 88% dos contribuintes se antecipam e enviam a declaração antes do último dia do prazo de entrega”, ressalta o auditor.

Restituições
Como nos outros anos, o contribuinte que enviou a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistência, erro ou omissão no preenchimento. Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental. O primeiro lote de restituições será pago em 16 de junho. A restituição referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013, será efetuada em sete lotes no período de junho a dezembro de 2014. Com exceção do primeiro, quando sairá no dia 16, os demais serão liberados no dia 15 de mês. O valor restituído será depositado ao contribuinte na agência bancária indicada na Declaração do Imposto de  Renda.
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem