Presídio de Pedrinhas registra sexta morte de detento em 2014...


Em menos de 24h, foi a segunda morte registrada no Complexo.
Com o registro, sobe para nove o número de presos mortos no ano no MA.

Do G1 MA

Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (Foto: Biaman Prado/O Estado)Complexo Penitenciário de Pedrinhas em
São Luís (Foto: Biaman Prado/O Estado)
Um detento identificado como Wesley Sousa Pereira foi encontrado morto na tarde deste domingo (13) no Presídio São Luís I, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, subindo para seis o número de mortes no local no ano.
O rapaz de 23 anos, que foi preso por tráfico de drogas, foi encontrado enforcado na bloco D, cela 14. A morte dele é a segunda em menos de 24 h no Complexo Penitenciário - no sábado, o detento João Altair Oliveira Silva foi encontrado morto pelos monitores no corredor da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), com perfurações pelo corpo.

Com o registro da sexta morte em Pedrinhas neste domingo, sobe para nove o número de presos mortos no sistema prisional maranhense em 2014. Outras mortes foram registradas no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês, na Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil e em uma cela do Presídio Jorge Vieira, no município de Timon.
De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já passam de 60 o número de detentos assassinados em Pedrinhas desde o início de 2013.

Motim
Detentos iniciaram um motim, na última sexta-feira (11), na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Segundo informações da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, os presos não gostaram de uma revista feita por homens da Força Nacional, do Batalhão de Choque da Polícia Militar e do Grupo Especial de Operações Prisionais do sistema penitenciário.

Diretor de Pedrinhas exonerado
Após a fuga de 10 detentos do Presídio São Luís II, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o diretor da unidade, Valdir Dias, foi exonerado do cargo na sexta-feira (4). A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).
A fuga ocorreu no na noite do dia 3 de abril, quando os detentos aproveitaram que foram autorizados a lavar o pátio de banho de sol, para serrar a grade instalada no teto e fugir com o uso de uma “tereza” (corda artesanal).

Crise no presídio
Após violentas rebeliões no final de 2013 e, integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado visitaram o Complexo Penitenciário no mês de janeiro. A presidente da comissão Ana Rita (PT-ES) apresentou no dia 14 de março um relatório da visita, que defendeu a realização de concursos para defensores públicos no estado a fim de atenuar um dos principais problemas constatados durante a diligência: a superlotação e o convívio de presos provisórios com detentos já condenados.
O déficit de vagas nas unidades prisionais e nas delegacias do Maranhão, segundo dados apresentados no relatório, é de 2.554 vagas; 70% dos funcionários que trabalham com os presos são terceirizados. Além da contratação de mais agentes, a comissão defendeu a realização de mutirões carcerários com auxílio de outros estados.
Para a presidente da comissão, o crime organizado no presídio está “fora do controle” do Estado.
“Há presença de facções criminosas que têm o controle interno e que ultrapassam os muros dos presídio fazendo articulações, promovendo rebeliões e colocando em risco a vida da população”, disse. “O Estado realmente precisa ter controle sobre isso. O presídio não pode ficar sob controle de grupos criminosos. O presídio tem que ficar sob controle do Estado”, disse
.
Postagem Anterior Próxima Postagem