Servidores da saúde de Natal iniciam greve nesta terça com ato público...

15/04/2014 08h34 - Atualizado em 15/04/2014 08h41


Categoria reivindica reajuste salarial de 18,34%, prefeitura propõe 2%.
Atendimento nas unidades básicas de saúde deve ser prejudicado.

Do G1 RN

Os servidores da saúde de Natal iniciaram uma greve nesta terça-feira (15) em todas as unidades básicas e de atendimento 24 horas, como a Maternidade das Quintas, o Hospital dos Pescadores, o Sandra Celeste e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Neste primeiro dia de greve, os servidores realizam um ato em conjunto com os professores do município, que estão em greve desde o dia 7 de abril, em frente ao prédio da Prefeitura.
De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde/RN), a greve é uma resposta à decisão da Prefeitura de Natal que propôs um reajuste de apenas 2% nos salários dos servidores neste ano, enquanto as perdas chegam a 14,07%. O Sindsaúde reivindica 18,34% de reajuste no salário-base e reajuste nas gratificações.
“Os servidores não estão dispostos a aceitar pagar a conta pelos milhões que são gastos na Copa e com o reajuste de até 166% nos cargos comissionados”, afirma Célia Dantas, do Sindsaúde.
Além das reivindicações econômicas, a greve na saúde exige a garantia de segurança nas unidades, que estão alvos constantes de ataques. De acordo com o Sindsaúde, só neste ano, já foram três casos de invasões e assaltos a mão armada em unidades básicas. A mais recente foi na unidade Vale Dourado, quando uma servidora foi assaltada com uma arma na cabeça. “A Prefeitura tem responsabilidade sobre o que acontece dentro das unidades. Não podemos trabalhar com medo”, afirma Célia.
Ainda segundo informações do Sindsaúde, a greve também reivindica a reabertura da Maternidade Leide Morais e as demais unidades fechadas ou em reformas; o cumprimento dos acordos passados; a defesa da jornada e dos plantões e o fim do assédio moral nas unidades de saúde
.
Postagem Anterior Próxima Postagem