Decisão sobre antecipação do 13º fica para segunda...

Daísa Alves
Repórter

A governadora Rosalba Ciarlini discutiu na tarde de ontem, 27, com a equipe econômica, o calendário de pagamento e a antecipação da parcela de 40% do décimo terceiro aos servidores públicos estaduais. No entanto, ao final da reunião, o anúncio se será ou não mantida a antecipação foi transferida para a segunda-feira, 30. Essa é a segunda vez que o governo adia esclarecimento sobre a antecipação desse benefício. 
Vlademir AlexandreObery Rodrigues participou de reunião na tarde de ontem com a governadora Rosalba CiarliniObery Rodrigues participou de reunião na tarde de ontem com a governadora Rosalba Ciarlini

Após afirmar, na quinta-feira, 26, que a decisão quanto a esse benefício seria anunciado ontem, as Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração e Recursos Humanos decidiram por uma entrevista coletiva nesta próxima segunda-feira, dia 30, às 16h, no Auditório da Governadoria. A informação foi repassada no ínicio da noite pela Secretaria de Estado de Comunicação.

Tradicionalmente, o Estado faz o pagamento de 40% do benefício em junho, assim como outros órgãos públicos, como as prefeituras de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Para esta sexta-feira, 27, foi anunciado apenas o pagamento do salário do mês de 58.987 servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), independente do valor. Na segunda (30), recebem os ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 5 mil e os vencimentos superiores, no dia 10.

Segundo informações da Secom, o titular da Seplan, Obery Rodrigues, e a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, estiveram reunidos durante toda a tarde de ontem para tratar da antecipação do décimo. A TRIBUNA DO NORTE tentou por telefone obter contato com a governadora e secretários, mas não houve disponibilidade para entrevista.

Na manhã de ontem, a governadora disse, em entrevista por telefone à TN, que só teria definições após a reunião, mas garantiu o pagamento. “Nunca deixamos de pagar, e queremos pagar em junho ou julho”, afirmou Ciarlini.

 A indefinição dá sinais do agravamento da crise nas finanças estaduais e alimenta boatos - e temor entre servidores - de que o pagamento seja feito somente em novembro. Desde setembro do ano passado, quando iniciou os atrasos, o Executivo paga a 97% do funcionalismo no último dia útil do mês e deixa 3%,  mais de 3 mil pessoas, para o dia 10 do mês seguinte, quando o tesouro repassa a primeira das três parcelas mensais do FPE.

O Estado está no limite prudencial (48,91%) e prestes a extrapolar o limite legal de gastos de pessoal (49%) pela Lei de Responsabilidade Fiscal - e vê o custo com pessoal crescer. Os gastos com a folha de pessoal do Governo do Estado cresceu  52,85 pontos percentuais no primeiro quadrimestre de 2014 na comparação com o período de janeiro a abril de 2013. Os dados são do Relatório resumido da execução orçamentária do Estado, do primeiro quadrimestre de 2014 .
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem