Agentes fazem “operação padrão” em defesa do reajuste unificado...

Policiais civis fazem protesto diante da falta de estrutura

Em Mossoró e em algumas delegacias de Natal, os agentes e escrivães de Polícia Civil  retomaram a “Operação Legal”, deixando de sair para a investigação criminal por falta de condições de trabalho. O presidente do Sindicato da categoria, Djair Oliveira, disse que essa orientação vem desde 18 de dezembro de 2013 e não considera que seja uma retaliação por conta da aprovação da lei que prevê reajuste salarial diferenciado para a categoria (35%) em relação aos delegados, que terão até 66% de aumento.

“Não entendo isso como represália. Entendo como cansaço da categoria em tentar melhorar a segurança pública e que não tem sua valorização reconhecida pelo governo estadual”, disse o presidente do Sinpol.

Djair Oliveira afirmou que “a Polícia Civil tem de ser exemplo” para a população e não deve prestar serviços em viaturas sem documentação com com agentes habilitados e sem cursos para a direção de viaturas, como manda o Código Nacional de Trânsito.

Oliveira informou que na noite desta segunda-feira (14) haverá uma assembleia no Sinpol onde será apresentado um relatório sobre os problemas existentes nas delegacias de Natal relacionadas à falta de documentação e  manutenção de viaturas, bem como coletes e munições vencidas.

Segundo Oliveira, das 17 viaturas existentes em Mossoró, apenas três estão regularmente documentadas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). “A gente sempre deu um jeitinho, mas, agora, vamos seguir à risca a Operação Legal”, disse ele. Já existe uma cartilha com 15 pontos de orientação para os agentes e escrivães de Polícia Civil, entre os quais a recomendação de não se deslocar para locais de crimes, cumprimentos de mandados de busca e apreensão sem o acompanhamento do delegado de Polícia.

Na Delegacia de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) as chaves de 11 viaturas estavam guardadas. Nenhuma saiu com equipe de investigação para as ruas de Natal.
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem