ELEIÇÕES 2014: Candidatos ao Governo do RN apresentam propostas para a Segurança Pública à jornal local...


Por Glaucia Paiva, com informações do Jornal de Hoje
Nessas eleições, cinco candidatos se habilitaram junto ao Tribunal Superior Eleitoral para concorrer ao cargo do executivo no Estado. Araken Farias (PSL), Henrique Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Professor Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) são os cinco candidatos ao cargo de Governador do RN e suas propostas iniciais para a segurança pública variam de criação do plano de cargos e salários para as polícias até o apoio à desmilitarização.
Araken Farias (PSOL – 17)
O candidato do PSOL, Araken Farias, aposta na realização do concurso da Polícia Civil e Militar e a criação de um plano de cargos e salários para ambas as polícias (Civil e Militar), além de uma capacitação permanente de seus integrantes.
Araken promete ainda modernizar todos os órgãos envolvidos no sistema de segurança pública (ITEP, PCRN, PMRN), além de criar um sistema de monitoramento em cada escola contando com a ajuda de cidadãos para evitar e inibir o tráfico de drogas nesses estabelecimentos. Outra proposta do candidato do PSOL é a averiguação de cada cidadão abordado pela polícia com verificação da Polinter.
Henrique Alves (PMDB – 15)
Candidato pelo PMDB, Henrique Alves também defende a ampliação do efetivo da Polícia Civil e afirma que terá prioridade no combate ao tráfico de drogas, identificando comunidades com maior incidência de tráfico e uso de drogas.
Henrique diz ter o desejo de implantar um Sistema Unificado de Segurança Pública, com a participação do Governo, Judiciário e da sociedade civil. Outro ponto destacado pelo candidato é a qualificação permanente do efetivo da segurança pública do Estado, privilegiando a tecnologia de informação e a gestão do conhecimento.
Outra proposta de Henrique é a criação do “Linha Direta” e “Disk Denúncia Unificado”, além de observatórios locais de Segurança Pública, preferenciando as estruturas móveis e ampliando a Polícia Rodoviária Estadual.
Robinson Faria (PSD – 55)
Candidato pelo PSD, Robinson Faria pretende criar um sistema integrado de Polícia Civil e Militar, melhorando a estrutura logística de ambas corporações e bonificando suas atuações.
Robinson aposta na filosofia de Polícia Comunitária, com a interação da polícia e a comunidade. Outro ponto em destaque é a criação de Centrais de Polícia, funcionando 24 horas por dia, instaladas nos principais pontos da Capital, acabando com a questão de Delegacia de Plantão. De acordo com a proposta, a Central de Polícia contará com policiais civis, militares e servidores do ITEP, trabalhando de maneira integrada.
Robinson ainda critica o desvio de função e promete aumentar o número de policiais no Estado e defende, antes de mais nada, o tratamento de dependentes, educação e prevenção ao tráfico e uso de drogas. Outra proposta para a Segurança Pública é a implantação da Lei Orgânica do Corpo de Bombeiros e o investimento na perícia forense, capacitando os servidores e modernizando no atendimento.
Professor Robério Paulino (PSOL – 50)
O candidato do PSOL, Robério Paulino, defende a rediscussão do modelo militarizado da Polícia Militar, com um treinamento humanizado e privilegiando a prevenção e a inteligência no atendimento ao cidadão. O candidato ainda defende um plano de carreira para os Soldados, com melhores salários e condições de trabalho, além de oportunidade de promoção.
Robério tem como proposta ainda o aumento do efetivo da Policia Civil, além da implantação de câmeras de monitoramento e investimento na iluminação pública a fim de diminuir o índice de criminalidade. Também defende a criação da Secretaria de Direitos Humanos com interação da sociedade civil e órgãos do Governo.
Simone Dutra (PSTU – 16)
Candidata pelo PSTU, Simone Dutra defende a desmilitarização da Polícia Militar e o surgimento de um sistema de segurança pública unificada, com direito à sindicalização e à greve. A candidata ainda defende a eleição dos representantes das corporação pela população para que eles tenham o compromisso com os cidadãos e não com o Governo.
Simone Dutra critica o modelo utilizado pela PM, inibindo as manifestações e diz que isso precisa ser repensado.
Postagem Anterior Próxima Postagem