Hemocentro do RN está com o estoque de sangue abaixo do normal...

18/07/2014 13h47 - Atualizado em 18/07/2014 13h47


Doações reduziram 27% no último mês.
Estoque se sangue com fator RH negativo é crítico.

Do G1 RN
O Hemocentro do Rio Grande do Norte vem registrando desde o início da Copa do Mundo uma queda de 27% ao mês no número de doações. No período compreendido entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, o Hemonorte realizou 2.425 coletas de bolsas de sangue, quando o normal seria mais de 3 mil.
“A demanda de sangue é constante. A diminuição das doações compromete o atendimento de muitos pacientes que estão em tratamento, sem contar as urgências e emergências” disse a diretora geral do Hemonorte , Linete Rocha.
No período pós-copa, o Hemonorte está investindo na mobilização da população para voltar a normalidade dos seus índices de doações, pois no momento o estoque de sangue com fator RH Negativo encontra-se em estado crítico, o que vem preocupando o Hemocentro.
Os pré-requisitos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.
Locais de doação
Natal
Sede do Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h.
Posto Fixo de Coleta da Zona Norte ( Complexo Cultural) – segunda a sábado, das 8h às 17h.
Posto Fixo da SESAP – Av. Deodoro, 739- Centro ( Térreo da Secretaria de Estado da Saúde ).
Postagem Anterior Próxima Postagem