Prefeitura de Natal apreende 151 animais silvestres em feira livre...

11/07/2014 16h59 - Atualizado em 11/07/2014 17h00


Foram apreendidos 150 aves e um cágado na Zona Norte da cidade.
Suspeitos de tráfico de animais foram detidos.

Do G1 RN

A Prefeitura de Natal apreendeu 151 animais silvestres na manhã desta sexta-feira (11) no conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal. A fiscalização foi feita após denúncia recebida pela Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
A apreensão aconteceu no início da manhã, quando os fiscais encontraram 150 aves silvestres e um cágado em uma feira livre. "No momento da abordagem houve correria entre os feirantes. Geralmente os traficantes de animais misturaram-se aos outros vendedores e infiltram-se entre as barracas a fim de ludibriar a fiscalização", explica o supervisor de Fiscalização e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Gustavo Szilagyi.

Durante a fiscalização chamou a atenção dos agentes o grande número de espécies que dificilmente são encontradas em feiras, como curiós, pintassilgo, azulão, sibito, sabiá, bem-te-vi, galo-de-campina e canário-da-terra, que é uma espécie quase em extinção.

Já o chefe do setor de remoção e apreensão de animais da Semsur, Antônio Carlos Falcão, reforça que é preciso aumentar a fiscalização para evitar que este tipo de infração continue sendo cometida. “Os esforços devem ser redobrados com fiscalizações constantes nas feiras livres. Acredito que só dessa maneira conseguiremos amenizar os índices de maus tratos aos animais e ainda prática do crime da comercialização”, ressalta.

Gustavo Szilagyi conta que as aves são os maiores alvos da prática devido ao valor atribuído aos animais. Uma ave custa de R$ 100 até R$ 1.500, segundo o coordenador da operação. Denúncias podem ser feitas diretamente na Deprema, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 8790, ou no telefone 3232-7404.
Postagem Anterior Próxima Postagem