Blitz da Lei Seca prende capitão do Exército pela segunda vez em Natal...

14/08/2014 07h25 - Atualizado em 14/08/2014 07h28


Fiscalização foi feita na madrugada desta quinta (14) na Zona Sul da cidade.
Barreira montada na Av. Engenheiro Roberto Freire terminou com 9 presos.

Do G1 RN

Barreira foi montada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Barreira foi montada na Av. Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal (Foto: Divulgação/PM do RN)
Nove motoristas foram presos durante a madrugada desta quinta-feira (14) em mais uma Operação Lei Seca realizada pela Polícia Militar e Detran na Zona Sul de Natal. A barreira foi montada de 1h às 4h30 na Avenida Engenheiro Roberto Freire e contou com o apoio da Delegacia Móvel da Polícia Civil. Entre os presos está um capitão do Exército, detido pela segunda vez por dirigir embriagado. Outros 45 condutores foram autuados administrativamente e 52 carteiras de habilitação recolhidas.
Segundo o tenente Styvenson Valentim, que coordenou a operação, o delegado Daniel Couto estipulou fiança superior a R$ 3 mil para os reincidentes. "Foi o caso do capitão e de outros dois motoristas, presos novamente por estarem embriagados ao volante", ressaltou.
Estatísticas
De 10 de janeiro a 28 de junho mais de 2 mil motoristas foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool somente na capital potiguar. Destes, além de responderem administrativamente, 442 condutores foram presos, tiveram as carteiras de habilitação retidas e também responderão criminalmente pelo ato. A informação é da Polícia Militar, que ao lado do Detran realiza a Operação Lei Seca em Natal.
De acordo com o tenente Styvenson Valentin, a maioria das barreiras foram montadas na Zona Sul da cidade, principalmente nas avenidas Engenheiro Roberto Freire, em ruas de Capim Macio, na avenida Ayrton Senna, em trechos das marginais da BR-101 e na Via Costeira, principal via de acesso à rede hoteleira.
Arte bafômetro vale (Foto: Editoria de Arte / G1)
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Postagem Anterior Próxima Postagem