Morador de Emaús cria site com dicas de segurança: “Meu Bairro Seguro”...


Moradores reclamam que o bairro está entregue aos bandidos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
No último dia 3 de setembro, o Jornal de Hoje fez uma matéria na qual moradores do bairro de Emaús, em Parnamirim, reclamaram de assaltos diários que acontecem na região, tanto em casas como contra pessoas que estão andando nas ruas. Sem a situação ter melhorado durante esses dias, o professor de informática e militar da reserva do Exército Brasileiro, Luiz Klinger, resolveu criar o site “Meu Bairro Seguro”, que traz dicas de segurança para a população. O endereço do site é meubairroseguro.webnode.com.
“Nós não podemos mais ficar esperando o Governo resolver a situação do nosso bairro. Já reclamamos diversas vezes e nada foi resolvido. O site conta com diversas dicas de como as pessoas devem agir em determinados locais para tentar se precaver da bandidagem. Como agir quando sair ou chegar em casa. Como agir em locais como academias, restaurantes e padarias”, destacou.
No site são encontrados diversos tópicos, desde como as pessoas devem agir ao sair de casa em todos os horários até uma simples ida ao shopping. “É uma questão de adotar apenas algumas práticas simples, mas que podem fazer a diferença com o atual quadro de insegurança que nós estamos vivendo. Os bandidos agem exatamente no momento de distração das pessoas. É isso que eu estou tentando evitar com o site”, explicou Luiz.
Para o criador do site, ele está tentando fazer o que deveria ser obrigação do Governo. “A polícia faz algumas ações voltadas para ostensividade e também na parte de investigações. Porém, eles não procuram aconselhar a população de como agir para prevenir, e não apenas falar para não reagir em caso de assalto. Os bandidos não agem sempre da mesma forma. Eles vão mudando a maneira de assaltar e a polícia parece que não tem conseguido acompanhar esse processo, pois só conseguem prender depois que acontece uma série de ações criminosas”.
Criado no início da semana, o site ainda passa por alguns ajustes e nem todos os tópicos estão com conteúdo, o que deve mudar nos próximos dias. Luiz Klinger afirmou que espera que o espaço possa ajudar não só os moradores de Emaús, mas de toda o Estado. “Eu irei ficar atualizando o site diariamente. Tenho muitos amigos que são policiais e faço muitas pesquisas sobre segurança. Com isso vou alimentando o site. A população tem que procurar fazer sua parte. Não adianta mais ficar só esperando que o Governo resolva, pois já está mais do que comprovado que o Governo não tem conseguido contornar a situação”.
Além do site, os moradores de Emaús também estão desenvolvendo outras alternativas para evitar as ações dos criminosos. “Nós temos um grupo no WhatsApp, que é o “Vizinhos Unidos pela Segurança do Bairro”. Somos 25 pessoas e ficamos passando informações sobre alguma ação suspeita.
Outro dia me passaram que tinham dois homens de bicicleta no bairro. Peguei meu carro e fui investigar. Encontrei os dois homens e pouco tempo depois eles assaltaram uma mulher em um terreno. Eu persegui os dois, mas não consegui pegá-los”, disse Johilton Vargas.
Postagem Anterior Próxima Postagem