Após 8 horas, presos encerram rebelião na maior penitenciária do RN

Grupamento de Operações Especiais derrubou parede no pavilhão 4.
Representantes dos Direitos Humanos negociaram rendição.


Após mais de oito horas, a rebelião que se instaurou nos pavilhões 1 e 4 da penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal, na manhã desta quarta-feira (11), acabou no início da noite. Uma comissão dos Direitos Humanos, escoltados por policiais do Batalhão de Choque da PM (BPChoque) negociaram com os presos rebelados e chegaram a um acordo.

Ao fim do motim, os presos do pavilhão 1 foram conduzidos para o pátio, onde foram submetidos a uma revista. Posteriormente, os presos foram levados ao refeitório, uma vez que não tiveram acesso a nenhuma das refeições durante a rebelião.

Durante a ação do Grupamento de Operações Especiais (GOE) no pavilhão 4, uma parede foi derrubada. Com as avarias, a Secretaria de Justiça e Cidadania autorizou o início imediato de reformas no pavilhão. Dos 196 detentos do pavilhão, 66 foram transferidos para outras unidades: 36 para a cadeia pública da zona Norte; 20 para o pavilhão  5; e 10 para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Candelária. Os demais presos do pavilhão ficaram acomodados no setor de triagem.

Ainda não há previsão de data para a execução dos reparos do pavilhão 1. Como a contenção foi pacífica, não houve maiores danos estruturais e os presos serão mantidos nas instalações.

Fonte: intertv
Postagem Anterior Próxima Postagem