Moradores juntaram R$ 10 mil reais para pintar imagem de traficante assassinado no RS

Polícia Civil afirma que não pode tomar providências sem denúncias.



 Moradores do condomínio Princesa Isabel, localizado na avenida de mesmo nome em Porto Alegre, não só concordaram como também arrecadaram cerca de R$ 10 mil para fazer o grafite que hoje decora a fachada lateral do prédio. A pintura faz homenagem a um traficante morto em janeiro por integrantes de uma gangue rival.

Alexandre Goulart Madeira, mais conhecido como “Xandi”, foi morto a tiros no dia 4 de janeiro em uma casa de veraneio em Tramandaí, no Litoral Norte do estado. Para a polícia, ele era um dos principais traficantes da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Condomínio Princesa Isabel, Eurides Teresinha Pires da Costa, Xandi era adorado por todos que vivem no prédio. Ela diz que os moradores juntaram dinheiro através de uma “vaquinha” e pagaram pelo grafite. Além da imagem do traficante, a pintura é acompanhado pela frase “o padrinho general”.

 “As pessoas choram aqui falando dele. Ele se criou com a gente. A vó dele mora aqui no condomínio. O Xandi vinha sempre visitar ela, olhava a nossa creche e ajudava. Ano passado a creche quase fechou. Ele pagava o que tinha que pagar. Meu Deus, ele era adorado”, relatou a mulher.

Eurides afirma que não esperava tanta polêmica em torno do assunto. “Eu não entendo por que um desenho está causando tanto. Perguntamos para a esposa dele se ela autorizava, ela autorizou e fizemos. Até as criança quiseram contribuir”, completou.

A Polícia Civil diz que não há previsão de tomar qualquer atitude sobre a imagem. O delegado César Carrion, da 2ª DP de Porto Alegre, que fica próxima ao local, afirma que não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso. Sem que isso ocorra, não haverá investigação, salienta.

“Pelo que ouvi, os próprios moradores concordam. Na pintura, eu não vejo apologia ao crime. Só diz que ele é padrinho, algo assim. Ele é um anti-herói, seria um mau exemplo até para as crianças. Mas não vejo apologia. E, se fosse dano ao patrimônio, também alguém teria que vir aqui e registrar ocorrência”, afirmou o delegado.

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab), responsável pela concessão de moradias do condomínio, declarou que se reuniu com a presidente da associação de moradores na sexta-feira (27). Diante da concordância dos moradores, não há intenção de tomar providências para retirada da pintura.

Fonte: rbs tv
Postagem Anterior Próxima Postagem