Atentado suicida mata mais de 30 e fere 100 no Afeganistão, diz governo. Imagens são fortes!

Departamento diz que ataque matou 33 e feriu 110.
Atentado ocorreu perto de banco, onde pessoas esperavam por salário.



Um atentado suicida neste sábado (18) matou ao menos 33 pessoas e deixou outras 100 feridas perto da entrada de um banco estatal na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informou o governo.


O Estado Islâmico é a organização terrorista mais rica do mundo. Com recursos vindos de crimes e do petróleo, os militantes administram até US$ 2 bilhões anuais



A explosão ocorreu em frente a um banco onde funcionários se preparavam para recolher seus salários, disse o chefe da polícia da província de Nangarhar, Fazal Ahmad Shirzad.

 "Trinta e três corpos e mais de 100 feridos foram levados para o hospital", contou à AFP Najeebulá Kamawal, chefe do hospital da província de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu o atentado suicida. "Quem assumiu o mortífero atentado de hoje em Nangarhar? Os talibãs não fizeram isso. O Daesh (acrônimo em árabe do EI) o assumiu", disse o presidente afegão, Ashraf Ghani, em discurso transmitido pela televisão.

Este ano, as forças afegãs estão pela primeira vez na "linha de frente" para o início da "temporada de combates" uma vez que a missão da Otan no país (ISAF) encerrou suas operações em dezembro.

A Otan permanece, contudo, uma força de 12.500 soldados, incluindo 9.800 americanos, principalmente encarregados de treinar as tropas afegãs.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, tenta convencer os talibãs do mulá Omar a participar de um processo de paz com o objetivo de estabilizar um país em luto por mais de 35 anos de conflitos.

Mas, por enquanto, os insurgentes se recusam a se envolver nessas negociações, exigindo primeiro a retirada das forças estrangeiras no país.

O Estado Islâmico reivindicou o atentado suicida que deixou ao menos 33 mortos e mais de uma centena de feridos em Jalalabad, no Afeganistão, neste sábado (18). A informação foi informada em discurso pelo presidente do país asiático, Ashraf Ghani

“Quem reivindicou este atentado? Não foram os talebans, não. Foi o Estado Islâmico que reivindicou o ataque”, disse ele.

Se confirmadas as informações divulgadas pelas autoridades, este será o primeiro atentado do Estado Islâmico no território afegão.

Um homem que se apresenta como porta-voz da organização extremista garante que, de fato, é do EI a responsabilidade pela matança.


ATENÇÃO: IMAGENS FORTES!









Fonte: IG / G1

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Ao ser aprovado será publicado.