Política de combate às drogas ganha reforço

O projeto desenvolvido pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), tem o objetivo de estudar o perfil dos usuários de crack e outras drogas.

Mossoró é um dos municípios do Rio Grande do Norte contemplados com o projeto “Redes”, desenvolvido pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), com o objetivo de estudar o perfil dos usuários de crack e outras drogas e oferecer qualidade de vida para essas pessoas. A ação está articulada ao projeto “Transformando Destinos”, idealizado pelo Ministério Público e executado em parceria com a Prefeitura.

Os detalhes da implementação do “Redes” em Mossoró foram apresentados na manhã de ontem, 4, durante solenidade de assinatura do decreto que criou o Comitê Gestor Municipal do projeto “Transformando Destinos”, na sede do Ministério Público. O projeto foi apresentado pela interlocutora da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, Melissa Azevedo, e deverá ter suas atividades iniciadas na cidade já a partir do mês de setembro.

“Inicialmente, o ‘Redes’ identifica que ações o município já executa no enfrentamento às drogas e o trabalho realizado com os usuários. Na sequência, experiências de outras cidades, Estados e até mesmo de outros países são trazidas para o município, inclusive através de consultorias externas, estabelecendo uma linha de cuidado, com a presença de um articulador da Senad, que se instala na cidade”, explicou Melissa Azevedo.

O “Redes” funciona como um complemento ao programa “Crack, é possível vencer”, implantado em Mossoró pela atual gestão municipal. “Nosso objetivo é criar uma rede social de apoio interligando entidades religiosas, sociedade civil, governo, todos juntos pensando e executando intervenções locais, estabelecendo uma ligação entre os setores e as políticas públicas”, conclui a interlocutora da Senad.

Sobre o Comitê Gestor

O prefeito Francisco José Júnior assinou na manhã de ontem, 4, durante solenidade na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró, o decreto de criação do Comitê Gestor Municipal do projeto “Transformando Destinos”, que tem como objetivo apresentar estratégias de enfrentamento às drogas. O projeto, idealizado pelo Ministério Público, será implementado a partir da integração de 10 secretarias municipais.

Durante a assinatura do decreto, o prefeito ressaltou as ações que já são executadas pelo município no combate às drogas, como o programa “Crack, é possível vencer”, a ampliação das Bases Integradas Cidadãs (BICs) e a Operação Integração, e citou ainda a atenção especial que a Prefeitura vem dando também ao tratamento de dependentes químicos, através, por exemplo, da abertura do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) 24 horas.

“A política pública de enfrentamento às drogas e tratamento de usuários já é realidade em nosso município, mas sempre é possível fazer mais, e com o apoio do Ministério Público, através dessa brilhante iniciativa, que é o ‘Transformando Destinos’, vamos ampliar essas ações e implantar novas atividades, a partir de um trabalho integrado com 10 secretarias. O MP está de parabéns pelo projeto e estamos aqui para colaborar”, reforçou o chefe do Executivo local.

Compõem o Comitê Gestor do “Transformando Destinos” as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Juventude, Educação, Planejamento, Esporte e Lazer, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cultura, Meio Ambiente e Urbanismo e ainda Segurança Pública e Defesa Civil, essa última sendo responsável pela coordenação do Comitê.


Fonte: gazetadooeste
Postagem Anterior Próxima Postagem