Sindasp-RN afirma que agentes penitenciários estão em total alerta

Depois de dois atentados em apenas dois dias, os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte estão em total alerta e temorosos com a segurança pessoal e nas unidades prisionais. Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, a situação é tensa há muito tempo.

“Não é de hoje que nós reclamamos da falta de estrutura e cobramos mais e melhores condições de trabalhos para os agentes penitenciários. Hoje e no sábado, quase perdíamos colegas de trabalho. Será preciso morrer alguém para que atitudes sejam tomadas?”, questiona Vilma Batista.

Ela lembra que, em 2013, um agente penitenciário foi assassinado durante a tentativa de resgate de um preso. No ano passado, e já neste ano, viaturas e carros de agentes penitenciários foram alvos de atentados, tendo caso, inclusive, de veículo incendiado.

“Os bandidos afrontam o Sistema Penitenciário e o Sistema de Segurança, porque sabem da fragilidade do Governo do Estado nesses setores. Infelizmente, o crime organizado está bem articulado, dentro e fora das cadeias e, sem dúvida, deve ter ligação com esses atentados. Então, esperamos que seja dada uma resposta”, afirma.

Vilma Batista declara ainda que os agentes penitenciários esperam investimentos em armamentos, melhores viaturas e até mesmo valorização dos agentes. “A maioria não dispõe nem mesmo de um colete a prova de balas, então, como se proteger da criminalidade dentro e fora dos presídios?”, completa.

No caso desta segunda-feira (17), no Parque Industrial, em Parnamirim, um agente penitenciário ficou ferido na mão. Ele e outro agente estavam em uma viatura quando bandidos se aproximaram e atiraram várias vezes.


Fonte: 190rn
Postagem Anterior Próxima Postagem