Presos ficam feridos durante rebelião em CDP na Zona Norte de Natal

Quebra-quebra aconteceu na noite desta quarta (14) no CDP do Potengi.
Segundo a direção da unidade, briga entre facções rivais motivou confusão.

Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Potengi, localizado na Zona Norte de Natal, se rebelaram na noite desta quarta-feira (14). Uma equipe de agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) entrou na unidade prisional para controlar o tumulto. Durante o motim, três detentos ficaram feridos.

O princípio de rebelião começou por volta das 19h e foi contido cerca de uma hora depois. De acordo com a direção do CDP, o motivo da confusão foi a briga entre facções rivais que disputam o poder dentro e fora dos presídios. Diretor da unidade, o agente penitenciário Marcos Paulo de Souza contou que 17 presos recém-transferidos da Cadeia Pública de Natal começaram a fazer exigências, o que irritou os demais detentos.

Ainda de acordo com a direção da unidade, os presos feridos foram socorridos para o Hospital Santa Catarina, que também fica na Zona Norte da cidade. O CDP do Potengi tem capacidade para 90 homens, mas possui atualmente 197 presos.

Motim na Ribeira
Ainda nesta quarta-feira, após um princípio de motim, 28 presos foram tranferidos no Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na Zona Leste da capital. O juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções de Natal, revelou que 28 detentos que haviam sido enviados para a unidade.

Segundo a direção da unidade, o clima ficou tenso no início da tarde. A movimentação só foi contida com a presença do GOE. Uma revista foi realizada e um buraco foi encontrado em uma das celas.
Os presos transferidos foram levados para o CDP de Pirangi, an Zona Sul. Apenas quatro presos que tinham audiências marcadas para esta quarta permaneceram nas celas do CDP da Ribeira.



Fonte: intertv
Postagem Anterior Próxima Postagem