Sem vistoria dos bombeiros, juiz manda interditar Festa do Boi no RN

Corpo de Bombeiros encontrou falhas e não liberou o Atestado de Vistoria.
Anorc, responsável pelo evento, não sabe se o parque abrirá nesta segunda.


O Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, que fica na cidade de Parnamirim, na Grande Natal, foi interditado no final da tarde deste domingo (11). A determinação foi do juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim, ao acatar denúncia do Ministério Público. Na decisão, o magistrado entendeu que o local – onde acontece a tradicional Festa do Boi, a maior feira de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte – só deve funcionar após a liberação do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Falhas na estrutura física do parque, como um problema na central de gás, fizeram o Corpo de Bombeiros Militar não emitir o documento.


A Associação dos Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc), responsável pelo evento, informou por meio de sua assessoria de comunicação que está tentando reverter a interdição atendendo as determinações dos bombeiros. Contudo, não detalhou quais são as exigência pendentes. Para esta segunda-feira (12), dia em que está prevista uma programação especial alusiva ao Dia das Crianças, a assessoria não deu garantias de que o parque será aberto à população. De acordo com a programação da Festa do Boi 2015, os portões deveriam abrir às 8h.

Além da interdição, o magistrado também estipulou multa diária de R$ 50 mil caso a Anorc não cumpra a ordem judicial.
O Corpo de Bombeiros informou que o projeto da estrutura móvel da Festa do Boi foi aprovado, mas a estrutura física do Parque Aristófanes Fernandes não atende as exigências necessárias para contemplar eventos de grande porte. A central de gás foi apontada como exemplo. A estrutura, que alimenta bares e restaurantes, estaria localizada em área inapropriada.

Programação para esta segunda
De acordo com a programação da Festa do Boi, para esta segunda-feira estão previstos a 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro das Raças Zebuínas, julgamento da raça Boer, início da admissão dos animais Soinga, julgamento da raça Pardo-Suíça, julgamento da raça Sindi (nacional), julgamento da raça Quarto de Milha, lançamento do Projeto Velas ao Vento e 4ª Ordenha do Torneio Leiteiro das Raças Zebuínas.

Para celebrar o Dia das Crianças, a Festa do Boi preparou a apresentação do ‘Maior Show Infantil’. Está previsto para subirem ao palco da Arena de Shows, a partir das 18h, personagens infantis como a Peppa Pig, Ben 10, Frozen, Galinha Pintadinha e os Backyardigans.

Shows
Os shows do sábado, dia 10 (Aviões do Forró, Harmonia do Samba, Luan Estilizado e Chicabana), aconteceram normalmente. Os próximos estão previstos para os dias 16 (Henrique & Juliano, Dorgival Dantas, Mano Walter e Solteirões) e 17 (Banda Calypso, Calcinha Preta, Bonde do Brasil e Mara Pavanelly). Até o momento não há informes sobre cancelamento.

Esta é a 53ª edição da Festa do Boi. Para este ano, a Anorc anunciou que a expectativa é atrair mais de 500 mil visitantes e movimentar mais de R$ 150 milhões com as exposições. O evento, que foi aberto nó sábado (10), vai até o próximo domingo, dia 18.



Fonte:intertv
Postagem Anterior Próxima Postagem